Romanos 12.1-2
Entre todos os chamados, há um que é o mais importante: O de adorador. Ele é tão importante que Deus o estendeu há todas as pessoas, portanto, todos que conhecem ao Senhor devem tornar seus adoradores para que a comunhão seja perfeita.
Lógico que a adoração é um estilo de vida e tem que acontecer durante todo o dia. Mas o culto tem que ser o momento mais importante, pois é o período em que nos entregamos completamente no altar de Deus. Nada pode atrapalhar ou roubar este momento. Qual é o tempo semanal que você tem reservado para uma adoração sincera a Deus? Se tem reservado pouco tempo, entenda que quando você vem para o culto com a igreja, este se torna o momento mais importante da sua semana.
Foi o próprio Deus que estabeleceu o culto. No Éden ele acontecia na viração do dia. Houve um dia, porém, que Deus desceu para o culto e Adão não estava lá. Muitas vezes ignoramos um fato muito importante da espiritualidade: mesmo que você decida não comparecer ao culto, o Senhor estará sempre lá, te esperando, como fez com Adão.
O culto é tão importante para Deus que Ele fez com que a viração do dia fosse o momento mais lindo de todos. A natureza entra em festa, pássaros cantam em revoada e o céu ganha a mais linda mistura de cores. Deus nos ama tanto que enfeitou o mundo para receber a adoração de seus filhos.
A palavra “culto” vem do latim e traz diversos significados muito profundos. Vamos estudar alguns:
Estar na frente de: – Moisés ficava frente a frente com Deus. Houve um momento em que Moisés ficou tão cheio da glória de Deus que seu rosto brilhava ao ponto das pessoas não conseguirem olhar para ele. Quando prestamos um culto sincero a Deus também voltamos para nossas casas cheios da glória de Deus.
Abrigar: A Bíblia diz que a pardal encontrou casa e a andorinha encontrou ninho para seus filhotes nos altares do Senhor. (Salmos 84.3). Davi disse que aquele que habita no esconderijo do altíssimo, descansa a sombra do Onipotente (Salmos 91). O culto é o abrigo que encontramos em meio a tantas lutas, males e perseguições.
Garantia: no culto temos a garantia da presença do Senhor e do cumprimento de suas promessas (Mateus 28.20).
A palavra também significa: cuidado, reverência, estar de pé. Quando Deus ordenou a Ezequiel: Filho do homem, põem te em pé. Ela estava dizendo: filho do homem, ´presta um culto, ofereça um culto e eu falarei contigo!
Conclusão: A origem da palavra “culto” vem de cultivar. Da mesma forma que é preciso cultivar o solo, lançando sementes nele, o culto é o nosso momento de semear. Lançamos nossa semente no mundo espiritual para colher uma semana de paz, vitória e prosperidade.
Perguntas para reflexão e compartilhamento da lição:
1. Qual o chamado que Deus estendeu a todos?
2. Qual o fato importante da espiritualidade que ignoramos?
3. O que aconteceu com Moisés ao ficar frente a frente com Deus?