Salmos 116.3-4
Primeiro é preciso saber o que é crise. Se você não mergulha profundamente neste tema, logo passa a pensar que existem apenas 03 tipos de crises: Crise de saúde, crise familiar e crise financeira.
Mas há muitas crises que não são identificadas dentro de nós. É ai que mora o perigo. É por isso que o mundo de muitas pessoas está sempre desabando. Elas entram em crise, começam a destruir o que construíram, e nem sabem o porquê.
É comum pessoas entrarem em crise por cismar que determinada pessoa não gosta dela, por causa da rotina, por politica, futebol, ciúmes e muitas outras coisas que nem fazem diferença em nossa vida.
Há várias crises que se instalam dentro de nós, motivadas por muitos fatores. Daví nunca quis tomar o lugar de Saul, mas isso virou um fantasma que desencadeou uma crise no coração de Saul fazendo com que ele passasse o resto de seu governo perseguindo Davi.
Aprenda a reconhecer suas crises – Tem muita gente que está desempregada, desviada da fé e com a família destruída por que passaram por crises que não conseguiram identificar. Então, cuidado com suas crises!
Uma das crises que pouca gente entende. A crise de fé. Ela acontece quando você se permite duvidar. Quando os marinheiros estavam no mar, em meio à tempestade que acoitava e com água entrando no barco eles entraram em crise. A crise não era a tempestade, não era o mar bravio. Era uma crise de fé (Marcos 4.40).
Crises geram milagre
Sabe por que as pessoas gostam tanto de milagres? Por que os milagres trazem resultados imediatos, Mas são as crises que geram o milagre. Antes cada milagre existe uma crise. Não haveria cura se não existisse o fluxo de sangue; não existiria a multiplicação de pães se não existisse gente faminta e não haveria a ressurreição de Lázaro se ele não tivesse morrido (João 9.25).
Conclusão: Estamos sujeitos a diversos tipos de crises, muitas delas nem fazem muito sentido, apenas chegam e logo passam. Mas é preciso saber sempre que crises são prejudiciais e podem fazer muito mal se não forem bem administradas, portanto, não permita que a crise que está dentro de você saia para fora e faça mal aos outros (Lucas 6.45).
Perguntas de reflexão e compartilhamento da lição:
- Quais os 03 tipos de crise mais comuns?
- Qual foi a maior crise de Saul?
- Quando acontece a crise de fé?