Introdução ao estudo da identidade cristã

Introdução ao estudo da identidade cristã

Gênesis 1.27

Tratar da identidade é vasculhar um mundo complexo, porém necessário. Nossa identidade aponta para tudo aquilo que somos, mas que muitas vezes deixamos de explorar por falta de autoconhecimento (Conhecimento de si próprio). Você sabe quem realmente você é como servo de Deus? Reconhece as ferramentas que tem? Pessoas fortes, determinadas e vencedoras são aquelas que sabem quem realmente são, que exploram o máximo da força que elas sabem que tem. Nossa identidade é muito mais do que a forma como o mundo nos conhece ou vê e vai além daquilo que nos próprios sabemos sobre nós.  Porém, se não sabemos quem realmente somos jamais poderemos usar a força que temos.

Sua identidade não se limita ao nome, por mais que você julgue bom ou ruim o nome que carrega. Saiba que o nome de cada pessoa apenas representa a forma como ela é conhecida e não revela sua identidade verdadeira.  Se o nome revelasse a identidade todos os “Joãos” e “Paulos” seriam exatamente iguais. Cada um, porém, traz uma identidade.

O mesmo acontece com os documentos. Apesar de serem conhecidos como “pessoais’ nossos documentos não revelam a pessoa que somos. Sua cédula de identidade, por exemplo, é também conhecida como “RG” e mostra que você é registrado apenas como um cidadão. Ela traz o seu nome, um número que nem foi você ou seus pais quem escolheram. A cédula de identidade também traz a paternidade, o lugar e a data de nascimento. Documentos pessoais apenas nos diferenciam como cidadãos, mas não mostram quem   realmente somos. Já imaginou se pudéssemos reconhecer profundamente todas as pessoas através de um documento?

Temos muitas outras formas de identidade como: timbre da voz, digital, íris dos olhos, personalidade e todas elas provam algo que relutamos em acreditar: Que somos únicos e, tudo que é único é raro. A raridade aponta para valor. Não existe outro igual a você, não existe outro com a mesma força que você tem; não existe outro com os mesmos sonhos que você tem e não existe outro com a mesma identidade. Aprenda a ser reconhecer como único, raro e muito especial para Deus (1Pe 2.9).

Conclusão: Por alguns dias falaremos sobre este tema. O objetivo desta série de estudos é trazer a revelação da pessoa que você é em Deus. O que você representa; o que você alcançou em Cristo; o poder espiritual que você pode usar?  Não basta apenas ir ao culto ou a célula dia após dia. Você precisa saber quem você é para Deus. Sua identidade está em Cristo.

Perguntas para  reflexão e compartilhamento da lição

1.        O que traz uma série de características que apontam para tudo que

 somos?

2.        O que o nome de uma pessoa representa?

3.        Quais outras formas de identidade que mostram que somos únicos?


Share on facebook
Facebook
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on print
Imprimir

Escrito por: 

Adeneir Sousa - Pastor da Igreja Ammigo em Senador Canedo. CEO do projeto Ammigo Kids - Ministério com crianças.