Vivendo a Palavra

Vivendo a Palavra Salmos 119.11

O culto é o nosso momento de adoração, de exaltar a grandeza de Deus, de nos rendermos no altar do Criador (Salmos 100.1-2). É onde oferecemos o melhor louvor de nossos lábios e também de nosso coração. Saímos de nossos lares no intuito de nos oferecer e nos entregar em culto, mas o favor de Deus é tão grandioso em nossas vidas, que Ele aproveita este momento e nos entrega o nosso maná diário que é a Sua Palavra. Em todos os cultos ela é ministrada em nossos corações.

A Palavra deve ser recebida com humildade: Não importa se o momento é de aprendizado, correção, exortação, profético ou de promessas. Saiba que Deus sempre tem algo para você no momento da Palavra.

Não é correto julgar que Deus falou com este ou aquele, saiba que o acolhimento da Palavra deve ser algo pessoal, sempre tem uma porção dirigida diretamente você. Receba! (João 8.47) Talvez você nem goste de determinado pregador, mas precisa saber que a Palavra tem fonte, Ela vem direto de Deus para nós.

A Palavra deve ser recebida integralmente: Muitas pessoas, mesmo servas de Deus, se acham no direito de escolher qual parte da Palavra irá digerir. Um culto não é uma churrascaria a rodízio, onde o cliente tem atendimento a seu gosto. Como servos de Deus, não podemos escolher qual parte acataremos para aplicar em nossa vida.

Quando a Palavra diz que Deus te perdoa, é bom para você; quando Ela diz que Deus te ama é bom para você; mas quando ela diz que você deve servir com amor, que deve ser fiel, principalmente no que se refere ao financeiro, é porque será bom para você, da mesma forma. Toda a Palavra é boa para você (1 João 5.3).

A palavra gera vida: A palavra é viva e eficaz, mais cortante que qualquer espada de dois gumes. Muitos pensam que a Palavra é uma espada de dois gumes, mas o versículo diz que ela é muito mais eficiente. Como um instrumento cirúrgico ela é capaz de penetrar até na divisão da alma e do espirito e é capaz de discernir os pensamentos e propósitos do coração. (Hebreus 4.12) De tudo que oferecemos, Deus sabe o que é carnal ou espiritual.

A palavra é o próprio Deus: Ela não é mero instrumento ou ferramenta através do qual Deus nos orienta ou disciplina. A palavra é o próprio Deus. (João 1.1) Não é apenas uma palavra escrita é a vida de Deus em nós. Que deve também fluir de nós (João 7.38).

Conclusão: Tiago disse que se alguém é ouvinte da Palavra e não pratica engana a si mesmo (Tiago 1.22-24). Ele compara esta pessoa com alguém que olha no espelho por um instante e logo sai, se esquecendo de como está sua aparência. Sabemos que não basta olhar no espelho, temos que nos arrumar, segundo a imagem que ele nos mostra. Tudo o que está bagunçado em nossa aparência deve ser resolvido ali porque quando sairmos nem mais nos lembraremos da forma em que se encontra nossa aparência. A Bíblia é o nosso espelho. Não basta olhar para ela, temos que acatar suas informações para ir alinhando nossa vida com a vontade de Deus.

Perguntas para reflexão e compartilhamento da lição:

  • Quais são os dois momentos importantes de um culto?
  • Porque um culto não é uma churrascaria?
  • O que Tiago disse do homem que ouve a Palavra e não pratica?
Share on whatsapp
WhatsApp

Escrito por: 

Adeneir Sousa - Pastor da Igreja Ammigo em Senador Canedo. CEO do projeto Ammigo Kids - Ministério com crianças.