Precisamos aprender sobre Timóteo, um jovem ministro a quem Paulo escreveu duas importantes epístolas neotestamentárias. Para muitos, sua história quase passa despercebida, entre tantos grandes homens que a Bíblia apresenta, porém, quem quer viver com vitória sua fé e, principalmente, seu chamado, precisa seguir os exemplos deste obreiro e aprender como o que Paulo lhe escreve.
Timóteo nos fala de estrutura familiar – Nos dias de hoje, um dos grandes inimigos do Reino de Deus, são os frutos de famílias desestruturadas. O lar deve ser a primeira igreja, se queremos ver os nossos filhos, não somente obter êxito, mas se livrar, através do conhecimento de Deus, de todas as armadilhas que o mundo lhes impõe. Timóteo surgiu de uma família que lhe deu bons exemplos de temor e verdadeiro amor a Deus (2Timóteo 1:5).
Timóteo no fala de dedicação – Quando foi chamado por Deus, Timóteo não estava vivendo uma aventura. Estamos falando de uma pessoa que persistiu no seu crescimento espiritual, que desde muito cedo reconhecia um grande propósito em sua vida e que fez de tudo para não se desfazer dele (2Timóteo 3.14-15). Foi por isso que Timóteo foi um exemplo de jovem cristão, um exemplo de membro da igreja e um exemplo de líder (Atos 16.1-2).
Timóteo nos fala de discipulado – Quando falamos em Timóteo, a primeira palavra que nos vem a mente é “Discípulo”. As cartas de Paulo a Timóteo são pastorais e são frutos da intensa relação de discipulado que Ele manteve com Paulo (2Timóteo 3.10). Embora demonstrasse preparo para seguir sua vida e ministério, Timóteo preferiu ser ensinado, o que fez dele um exemplo de liderado (2Timóteo 2.1). Ninguém consegue ser grande líder, sem antes ser um bom liderado.
Timóteo nos fala de superação – É comum em nossos dias, ver pessoas abrindo mão de seu chamado por qualquer motivo. Apesar de Jovem, percebemos pelas escrituras que Timóteo tinha uma saúde frágil, mas isto não foi justificativa para que abrisse mão de seu chamado. (1Timóteo 5.23)
Timóteo nos fala sobre parceria – Muitas partes do Novo Testamento mostram a importância que teve Timóteo para igreja primitiva. Ele participou escrevendo cartas, acompanhando Paulo nas viagens, evangelizando, etc. Sua forte ligação com Paulo foi uma parceria que muito contribuiu para o evangelho, mas principalmente no que diz respeito ao cuidado com o chamado. É isso que precisamos compreender. Não haverá avanço no Reino enquanto não compreendermos que todas nossas relações com a igreja precisam ser de parceria (2Timóteo 2.15).
Conclusão: Timóteo significa: “Honrando a Deus” e toda sua trajetória foi voltada para esse fim. Que os bons exemplos de Timóteo nos sirva de inspiração para que nossa vida seja também instrumento para honrar a Deus no local e na posição para a qual fomos chamados.
Perguntas de reflexão e compartilhamento da lição:
1 – Quantas epístolas Paulo escreveu a Timóteo?
2 – Segundo a lição o que um lar deve ser?
3 – Qual o significado do nome Timóteo?
Share on facebookShare on whatsapp