Semana do empreendedor – Palestra 01

Semana do empreendedor – palestra 01 

 Josué 1 -3-07

Falar sobre empreendedorismo na igreja não é desenvolver uma visão materialista e nem tratar sobre um tema com interesse financeiro. O que buscamos nestes dias é uma unção poderosa que venha trazer bênçãos para aqueles que estão desenvolvendo ou iniciando seu próprio negócio. Precisamos ministrar sobre a vida do empreendedor por 02 motivos: 01. Por se tratar de algo que está claro na Bíblia, mesmo com outro nome. (Eclesiastes 11:6) 02. Porque a área financeira faz parte do crescimento e do bem estar do servo de Deus. Precisamos ministrar sobre ela, da mesma forma que ministramos sobre a cura, sobre família e sobre a vida espiritual (Provérbios 16.3).

O que é empreender? Podemos tratar o termo como parte de uma linguagem moderna usada pelo marketing para demonstrar algo que não é assim tão novo. Fala da capacidade do indivíduo para sonhar, planejar e transformar uma ideia em realização. Empreender é: colocar em execução, fazer, realizar.

A venda de ilusão: Com a chegada da internet, entramos em uma nova realidade e hoje o que mais se vê, são tentativas claras de facilitar o que é complicado e ao mesmo tempo complicar o que é simples. Há uma infinidade de cursos online ensinando em uma semana o que normalmente se gastaria cinco anos de faculdade para aprender. Isto para uma geração que mal consegue educar um ou dois filhos. Mesmo em um tempo onde as pessoas estão se tornando milionárias cada vez mais cedo, precisamos tomar cuidado com o tom romântico que se dá para o empreendedorismo, transformando-o em algo muito simples que pode mudar a vida de qualquer cidadão em um passe de mágica. Saiba que não é bem assim!

A fórmula do sucesso. Apesar das constantes mudanças de nome, a formula do sucesso sempre foi a mesma: ideia + Trabalho duro = Sucesso. Por mais que se tenha um perfil empreendedor, não há como fugir deste caminho. Mas saiba que como servos de Deus, podemos colocar um elemento a mais nesta formula. Ela então ficaria assim: Ideia + Fé + Trabalho duro = Sucesso. A fé entra como um recurso a mais e que vai fazer toda diferença na jornada do empreendedor cristão. Ela traz o coração de Deus para o seu negócio.

O Coração de Deus: Deus tem um coração empreendedor. Ele convocou diversos homens para grandes realizações e todos eles demonstraram persistência, ousadia, foco e coragem. Sempre que Deus tinha um propósito empreendedor, convocava pessoas com perfil empreendedor para executá-lo. Quando estes homens viam o chamado de Deus como uma oportunidade e entravam em ação, Deus torcia por eles e fazia de tudo para ajudá-los a ter êxito. Creia que Deus também é contigo no seu projeto!

Perguntas de reflexão e compartilhamento da lição

  1. Porque precisamos ministrar sobre empreendedorismo?
  2. O que é empreender?
  3. Qual é a formula do sucesso para o empreendedor cristão?
Share on facebook
Facebook
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on print
Imprimir

Escrito por: 

Adeneir Sousa - Pastor da Igreja Ammigo em Senador Canedo. CEO do projeto Ammigo Kids - Ministério com crianças.