Reforçando princípios de prosperidade

Reforçando princípios de prosperidade

Provérbios 22.29

 A primeira lição para apreender a ser próspero é: não espere milagres porque Deus age por princípios. Observe os princípios estabelecidos por Deus para você prosperar.

 Virtudes em potencial – Entre estes princípios estão virtudes que você deve cultivar. Elas devem seguir se desenvolvendo até produzir resultados positivos em sua vida. O que são virtudes? São boas qualidades que nos fazem avançar como pessoa. Quais são as virtudes ligadas à prosperidade e o que elas geram? Estão incluídas; generosidade, fidelidade, e liberalidade. A generosidade produz semeadura (2 Coríntios 9.6) A fidelidade aciona a providência (Malaquias 3.10-11) e a liberalidade produz milagres (João 6.9-13).

Libertando-se da mentalidade de escassez – A mentalidade de escassez nos faz olhar para o que temos, como se já estivesse no fim. Quem tem esta mentalidade enxerga a vida como um bolo que logo vai acabar, por isto, vive debaixo de uma escravidão que a obriga viver regrando o que possui. Seria errado ser a pessoa que administra seus recursos? Claro que não. Desde que viva em função disto. Não podemos deixar de crer em um Deus que provê, que é o dono do ouro e da prata e que em toda sua palavra nos promete abundancia. Quem segura demais o que possui, de certa forma, não crê nas promessas e em tudo que Deus pode oferecer (João 10.10).

Pilares que sustentam a prosperidade – Além das virtudes, há também os pilares que sustentam a prosperidade. Os pilares que estudaremos servem para firmar nosso posicionamento diante de cada circunstância ou oportunidade:

1 – Projetos – Não adianta empreender baseado apenas numa emoção. É preciso se assentar e planejar cada passo. Em um projeto devem existir no mínimo três pontos. 

a. Predeterminação. A predeterminação e a convicção de que tudo vai sair do papel. Quem tem esta qualidade se prepara e não desiste antes de começar.

 b. Iniciativa – Não adianta ter os melhores projetos se eles nunca saem de sua cabeça. É preciso dar o primeiro passo. Geralmente é depois dele que começam as bênçãos de Deus (Josué 1-3) 

c. Aprendizado. Se o assunto é crescimento, saiba que há muito a se aprender, busque conhecimento e se desenvolva, reúna todas as informações, descubra possíveis segredos   antes de começar.

 2 – Conformidade. Seus projetos devem andar conforme as leis. Lembre-se que há leis relacionadas à sociedade, ao seu trabalho ou profissão, à sua família e à palavra de Deus (Deuteronômio 28.1-2).

 3 – Paz – Definitivamente a paz deve fazer parte de seu projeto de prosperidade. Organize sua vida, coloque em dia suas finanças, dê suporte à sua família e cuide de seu emocional por que no “andar de cima” a briga é entre “cachorros grandes!” Não tome decisões, não invista ou faça promessas se não estiver em paz.

Aplicação. São muitas as pessoas que não gostam de ouvir sobre finanças na igreja. Este é um triste contraste com as mentes do mundo que se preparam cada vez mais para prosperar. Nunca se buscou tantos cursos, obteve tantos diplomas de ensino superior e correu em busca de formação e conhecimento como hoje. Pagam verdadeiras fortunas para coachs ou para participarem de eventos sobre desenvolvimento financeiro, enquanto nós, só sabemos criticar. Para viver o começo do melhor tempo, precisamos abrir nossa mente para tudo que Deus tem para nós.

Perguntas para reflexão e compartilhamento:

1.     Quais são as virtudes ligadas à prosperidade?

2.     Como a pessoa com mentalidade de escassez enxerga a vida?

3.     Para prosperar precisamos andar conforme qual lei da Bíblia?

Escrito por: 

Adeneir Sousa - Pastor da Igreja Ammigo em Senador Canedo. CEO do projeto Ammigo Kids - Ministério com crianças.