Realidades Isaias 40.28
A realidade de Deus – Apesar de ter o controle sobre todas as realidades, Deus também tem sua própria realidade. Ele é vivo, eterno, poderoso, imutável e trabalha todos os dias para termos uma vida abençoada e próspera.
A realidade da existência do Universo – Por mais que nossa mente seja minúscula diante de sua grandeza, o Cosmos ou Universo possui sua realidade. São bilhões de elementos no espaço, em atividade e movimento, promovendo vida, luz, temperatura e escuridão (Salmos 19.1).
A realidade da existência humana – Há também a realidade da existência humana que nos mostra que não importa o cominho que escolhemos para dirigir nossa vida. Somos criados por Deus, a Ele pertencemos e um dia prestaremos conta (Salmos 24.1).
Cada pessoa, uma realidade – Nossa realidade é construída por diversos fatores. Envolve recordações, pensamentos, ambiente, ligações familiares, de relacionamento e profissionais. Muitas vezes, não concordamos como as pessoas escolhem dirigir a própria vida. Essa reprovação acontece porque gostaríamos que elas vivessem de acordo com nossa realidade. Cada um vive a própria realidade e age de acordo com ela
Realidades que se conectam – Quando você vem para o culto, seu desejo é adorar e receber algo de Deus. Toda a igreja está no mesmo propósito, vivendo a mesma realidade. Isto acontece porque as realidades se conectam. Em um ônibus a caminho do trabalho, as realidades estão conectadas e você não é visto como um membro da igreja. O mesmo acontece no ambiente de trabalho, as realidades estão conectadas em prol da produção e ali você não é visto como o passageiro do ônibus.
Os domínios da realidade – Neste ponto aprendemos duas coisas muito importantes: 1). Sua realidade é dominante. Ela determina, por exemplo, o tipo de profissão que você pode exercer, o que pode comprar e o quanto pode gastar. Quem não sabe estas coisas vive além de sua realidade e sofre. 2). Sua realidade pode influenciar seus sonhos, te levando a crer não ser merecedor de coisas grandes. Saiba que sonhos pequenos não são sonhos e sim uma extensão da realidade. Nada pode te impedir de sonhar com coisas grandiosas. Seus sonhos são capazes de mudar a sua realidade.
Somos construtores vitalícios de realidade – Através de nossa percepção, podemos construir novas realidades. Quem traz consigo muitas feridas emocionais cria mundos e mergulham neles por fatos insignificantes como comentários ou por ter alguém se esquecido de cumprimentar. Construímos realidades quando entregamos nosso coração. O vício e suas consequências é uma realidade daquele que escolheu as drogas e se entregou a elas, por exemplo (2 Pedro 2.19).
Conectando-nos com a realidade de Deus – Aprendemos que Deus é uma realidade poderosa, que temos nossa própria realidade e que as realidades se conectam. Temos o poder de conectar nossa realidade com a realidade de Deus. Não conseguimos ser santos, mas Deus é santo. Quando não conseguimos solução para nossos problemas, sabemos que Deus é poderoso, então somos também, pois estamos conectados com Ele (João 15.7-9).
Perguntas para compartilhamento e reflexão sobre a lição;
- O que aprendemos sobre a realidade de Deus?
- O que aprendemos sobre os domínios da realidade?
- cite duas formas pelas quais podemos construir realidades?