jeremias 29.11-13
Nesta lição aprenderemos que em nossa vida há momentos em que tudo parece escuro, mas Deus está sempre ao nosso lado como saída e luz que precisamos.
O profeta Jeremias ministrou aos judeus esta palavra quando eles estavam no cativeiro, um tempo de escravidão na Babilônia que durou 70 anos. Foi um tempo difícil para o povo judeu que se viu abalado em sua fé. Eles sabiam que era o povo escolhido por Deus, uma nação sacerdotal eleita (Oséias 11.1), mas ao notarem que seus exércitos foram vencidos e que os soldados babilônicos saquearam o templo, perceberam que a Glória de Deus não mais estava com eles.
Viram-se também abalados psicologicamente, uma vez que foram conduzidos em fila, arrastados como animais pelo meio das nações inimigas (Amós 4.2). Seu orgulho foi quebrado, pois os ímpios, a quem eram totalmente opositores, agora se tornaram seus opressores. A escravidão significa perda de tudo: de bens, de posição social, do direito a adorar e de toda dignidade. O Salmo 137 relata o caos que a vida se tornou (Salmo 137 1-5). Foi um tempo, em que tudo para os hebreus, parecia escuro.
Quando enfrentamos dias de escuridão, somos sujeitos a perder a fé. Passamos a pensar que Deus é muito menor do que nossa desconfiança e assim vamos tecendo uma infinidade de pensamentos, cada um mais desanimador que o outro. Assim estava o povo de Israel. Mas eis que surge Jeremias com uma palavra de consolo (Jeremias 29.11-13). Deus tira os Hebreus do cativeiro e toda a alegria que sentiram é relatada no Salmo 126. Estavam voltando para sua terra e no meio das nações que os viram humilhados caminhavam de cabeça erguida (Salmo 126 1-3).
Como filhos de Deus, porém falhos, estamos sujeitos a viver dias de escuridão. Somos nós mesmos que apagamos as luzes, por isso, precisamos estar sempre em estado de vigilância. A noite mais escura dos Israelitas tinha nome e se chamava rejeição à Palavra. Rejeitamos a Palavra quando: Não ouvimos, discordamos por orgulho ou ganância, quando achamos que não tem importância ou ao apegarmos mais à nossa vontade e desejos. Enfim, o diabo sempre servirá uma justificativa muito boa para rejeitarmos a Deus (Hebreus 12.25).
A vida não é um dia eterno. Todos tem que passar pelas noites mais escuras. Geralmente, é durante a noite que colocamos algumas coisas no lugar. Pode ser hora de aprendizado, planejamento, reflexão, de fazer o que não foi feito durante o dia. Entretanto, a noite não é brincadeira. Ela potencializa o negativo: aumenta o medo, tristeza, insegurança, crimes, solidão etc – noite potencializa o pranto. Deus, porém tem uma promessa muito clara, mesmo que tudo seja apenas trevas: “O choro pode durar uma noite, mas a alegria vem pela manhã!” (Salmo 30.5)
Conclusão: Talvez seja este, ou talvez viveremos um tempo onde tudo pode parecer escuro, mas não podemos perder a fé, muito menos desistir. Muitos milagres vindos de Deus aconteceram no período noturno. No Salmo 121 Diz que nosso Deus não cochila (dormita), nem dorme. (Salmo 121) Está constantemente nos guardando (). Saiba que Deus trabalha no turno da noite e por isso nada nos assustará. (Salmo 91.5-6)
1 – Quantos anos durou o cativeiro na Babilônia?
2 – Qual foi o nome da causa da noite mais escura do povo de Israel?
3 – O que está escrito no Salmo 121.4?