O sacerdócio no lar

1 Pedro 2.9

Este versículo da 1 Pedro 2.9, nos lembra da nossa identidade como sacerdócio real. Antigamente, os sacerdotes eram os únicos que tinham acesso à presença de Deus, e seu papel era levar o povo até Ele. Hoje, como cristãos, temos o privilégio do livre acesso a Deus, sem restrições, por meio de Jesus. A oração é uma das formas mais poderosas de nos achegarmos ao Senhor, sem a necessidade de sacrifícios de animais como no passado, pois o sacrifício, pois o sacrifício de Cristo foi perfeito e suficiente.

Essa vitória nos dá a liberdade de falar diretamente com Deus, de levar nossas preocupações, anseios e gratidão, sabendo que Ele nos ouve. Porém, anexada a tão grande conquista, vem uma grande responsabilidade: assim como os sacerdotes tinha a função de conduzir o povo a Deus, nós, como sacerdotes da nova aliança, somos chamados a conduzir nossas famílias à presença do Senhor. Cada lar deve ter um sacerdote, alguém que busque visão espiritual para dirigir sua casa com muito temor, uma fé verdadeira, conhecendo e cumprindo sua responsabilidade de cristão.

Ser sacerdote no lar exige dedicação e zelo. Para que os filhos estejam conforme as Escrituras, os pais devem estar dispostos a pagar o preço de uma vida de oração constante, ensino bíblico e exemplo pessoal. Esse processo exige tempo, paciência e amor. Ensinar os filhos a amar a Deus e viver segundo Sua palavra não é algo automático, mas fruto de um esforço contínuo de caminhar juntos nas responsabilidades do chamado. Se os pais não se posicionarem como líderes espirituais, seus filhos podem se perder nas distrações do mundo. A caminhada cristã exige que os pais mostrem, na prática, o valor de uma vida dedicada a Deus, com renúncia, servidão, adoração e entrega diária.

Um lar sem sacerdócio é como uma casa sem direção espiritual, aberta às influências do mundo e sem o compromisso com Deus. A responsabilidade de conduzir a família no caminho do Senhor é um peso que deve ser carregado com zelo e amor. Como Tiago 1.26 nos alerta, não basta professar fé; é necessário que nossas ações correspondam às nossas palavras. O verdadeiro sacerdote não é aquele que apenas fala de Deus, mas aquele que vive uma vida de entrega, oração e intercessão em prol de todos ao redor.

O sacerdócio em casa também envolve disciplina e correção, quando necessário, sempre à luz da Palavra de Deus. Pais sacerdotes são chamados a guiar seus filhos no caminho da justiça, com autoridade e amor, corrigindo em amor e mostrando o caminho da verdade. É um processo que exige perseverança, pois os frutos muitas vezes não são vistos de imediato, mas a promessa da Palavra é que a semente plantada no coração dos filhos produza colheita no tempo certo.

Conclusão: A maior alegria para qualquer cristão é ter a certeza de que sua família está na presença de Deus. Como Josué declarou em sua época: “Eu e a minha casa serviremos ao Senhor” (Josué 24.15). Que essa seja a nossa oração e compromisso diário: guiar nossos lares no caminho da fé, vivendo como sacerdotes dedicados, responsáveis ​​e conscientes da nossa missão diante de Deus. 

Compartilhamento: Oração por um sacerdócio verdadeiro em nossos lares. Parte inferior do formulário

Share on facebook
Facebook
Share on whatsapp
WhatsApp

Escrito por: 

Adeneir Sousa - Pastor da Igreja Ammigo em Senador Canedo. CEO do projeto Ammigo Kids - Ministério com crianças.