O conceito de “servo dos servos” é um mandamento bíblico muito forte, com profunda base nas Escrituras Sagradas, que em muitas passagens nos revela a essência, tanto da fé, quanto do serviço no Reino de Deus. Há muita clareza no ensino de que, não basta apenas crer em Deus, ter com Ele intimidade e buscar seus benefícios. A relação com o Pai não abrange apenas o pessoal. Fomos inseridos em uma comunidade onde uns devem, cuidar, ajudar e fortalecer os demais e com o mesmo amor, fazer de tudo para atrair os que estão distantes da graça de Deus.
O chamado para servir, imediatamente, entra em confronto com o bem-estar, uma vez que ele gera um desconforto do qual tentamos fugir. Tornar-se servo não se resume a um clichê. É renunciar a nossos direitos e vontades em prol de um propósito maior, o qual é o Reino de Deus.
Em Mateus 20:28, Jesus declara que “o Filho do Homem não veio para ser servido, mas para servir e dar a sua vida em resgate de muitos”. Este versículo nos convida à compreensão de que o serviço é algo a ser executado de forma verdadeira e com total entrega; seguindo o exemplo de Cristo e segundo o que ensina a Bíblia.
Em uma época de tantos filtros, nos habituamos a mostrar apenas o que nos convém, escondendo as imperfeições, em busca de maior aceitação. Não é sobre ser aceito na comunidade, é saber que Deus nos contempla da maneira como somos, tendo amplo conhecimento de tudo que fazemos. O único filtro entre nós e Ele é a graça, É o sacrifício de Cristo que aceitáveis nos torna diante de Deus.
Uma das mais poderosas lições de humildade que Jesus nos deixou foi ao lavar os pés dos seus discípulos. Este ato não só demonstra a humildade de Jesus, mas também serve como um chamado para todos os cristãos imitarem seu exemplo (João 13:1-17). Sendo Ele Mestre e Senhor, não hesitou em realizar uma tarefa que era geralmente destinada aos servos mais humildes.
Para servir verdadeiramente, dois requisitos fundamentais são necessários: humildade e obediência. O orgulho, muitas vezes, bloqueia o servir. Por que a humildade é fundamental para ser um servo? Sem humildade, pensamos que ninguém está apto a nos ensinar, sem ela não nos submetemos à liderança de outros, uma vez que pensamos que ninguém deve dizer o que temos que fazer. Servir será sempre uma posição abaixo do que somos e somente a humildade nos faz encaixar nela (Tiago 4.10).
A história do rei Saul oferece uma advertência sobre a importância da obediência no serviço a Deus. Ele recebeu ordens para destruir completamente os amalequitas e tudo que eles tinham. Sua desobediência levou à sua rejeição por Deus como rei (1 Samuel 15).
Conclusão: Servir no Reino de Deus com nosso tempo, recursos e talentos é a mais nobre das missões. É algo que irá refletir na eternidade onde cada um será recompensado.
Compartilhamento: Que Deus possa despertar em nós a disposição de servir, de forma verdadeira, ou seja, com humildade e obediência.