Romanos 12.10
O que é um princípio? Princípios são alicerces que sustentam o bom comportamento humano. Eles são valores que guiam nossas ações e decisões, e estão gravados em nosso coração. Exemplos de princípios incluem: Ser honesto, respeitar nossos semelhantes, cuidar de nossa família, ser fiel, entre outros. Esses princípios não são apenas regras de convivência, mas direcionamentos para uma vida de retidão. Entre muitos princípios, um de muita importância, que é recomendado pela Bíblia é a honra.
Honrar significa valorizar e respeitar os outros. É nosso dever tratar todas as pessoas com cuidado, reconhecer suas qualidades e direitos, e agradecer por suas contribuições, sem nos melindrar com as falhas humanas. Quando honramos alguém, mostramos confiança, gratidão e apreço tanto em palavras quanto em ações. Fazendo isso, estamos cumprindo o mandamento bíblico de amar o próximo como a nós mesmos (Mateus 22:39).
Deus, entre todas as criações, honrou o homem ao criá-lo à Sua imagem e semelhança. Mesmo após o pecado, Deus honrou a humanidade prometendo redenção, como vemos em 1 Pedro 1:18-19, onde está escrito: “Vocês foram comprados, não com prata ou ouro, mas com o precioso sangue de Cristo.” Deus honrou o homem, dando-lhe valor mesmo quando ele estava perdido.
O apóstolo Paulo, em Romanos 12:10, nos instrui: “Dediquem-se uns aos outros com amor fraternal. Prefiram dar honra aos outros mais do que a si próprios.” Aqui há algo importante a ser considerado: Quando se refere ao amor a instrução é amar o próximo como a nós mesmos, mas se tratando de honra, devemos honrar mais que a nós mesmos. Deus quer que nos apeguemos mais ao que podemos oferecer do que às altas exigências que apresentamos para nos relacionar. Nosso maior erro é o apego ao que julgamos merecer enquanto nos esquecemos que fomos chamados a oferecer.
Muitas vezes nos sentimos injustiçados ou ofendidos no relacionamento cristão. Cristo também passou por isto afim de nos ensinar sobre perdão e leveza. Com Ele aprendemos que toda injustiça deve ser entregue a Deus. O Salmo 75:6-7 nos ensina que “não é do oriente, nem do ocidente, nem do deserto que vem a exaltação. É Deus quem julga: humilha a um, a outro exalta.” Não é sobre se vingar, replicar ou buscar justiça com as próprias mãos. Devemos confiar que é Deus quem eleva e Deus quem julga, enquanto isso, vai produzindo em nós as virtudes para uma boa comunhão.
Provérbios 3:9 fala de honra a Deus: Mas trata-se de uma honra completa? Vir ao culto significa honrar ao seu pastor? Participar de uma célula significa honrar seu líder? Tratar bem apenas quem nos trata bem significa honrar verdadeiramente o próximo? Claro que não! A honra ganha vida através do amor provado em boas atitudes, na comunhão, no discipulado e no cuidado, ou seja, Deus quer mais de nós. Precisamos nos lembrar que fomos chamados para comunhão e para edificação uns aos outros (1 Coríntios 1:9).
Conclusão: A honra deve ser base de nossos relacionamentos: no lar, no trabalho, e, sobretudo, na igreja. Vamos honrar nossos irmãos com amor sincero, promovendo a unidade no corpo de Cristo e seguindo os princípios da Palavra de Deus.