Gênesis 9.7
Na jornada cristã, precisamos ser sábios e muito bem resolvidos. Há a necessidade de aprendizados profundos. Por exemplo: precisamos diferenciar entre “escolha” e “ordem”. Orar não é uma escolha, assim como se batizar ou se submeter a uma liderança, também não é. Da mesma forma, distinguir entre “pedido” e “ordem”. “Ir e pregar o evangelho” não foi um pedido, foi ordem de Deus.
A multiplicação não foi um pedido, mas uma ordem expressa do criador (Gênesis 9.7). Todas as coisas criadas por Deus vêm com a essência da multiplicação: as células do corpo, as folhas das árvores, os peixes do mar, etc. A mesma ordenança foi estendida ao homem. Ele deveria ser fértil e se multiplicar. No primeiro entendimento, parece que o propósito seria apenas encher a terra. A Bíblia, porém, é o livro das revelações que trabalha a espiritualidade do homem. Quando Deus disse que o evangelho deveria ser pregado para todos os povos e nações, estava estendendo o propósito da multiplicação para o âmbito espiritual. A primeira missão era povoar a terra, o sentido espiritual de nossa missão agora é encher o céu de almas alcançadas.
A Bíblia nos traz exemplos de multiplicação: não havia matadores de gigantes quando Golias afrontava os exércitos de Israel. Davi se posicionou para lutar com o gigante, tomou a frente dos soldados e derrotou a ameaça. O mesmo Davi transformou os homens em aperto, endividados e desgostosos, que se ajuntaram a ele na caverna de Adulão (1 Samuel 22.2) em matadores de gigante (2 Samuel 21.20-22). Você quer multiplicar vencedores ou ter uma caverna para acolher derrotados?
Aprendemos com Davi que temos a ferramenta que atrai o poder de Deus para multiplicação: a influência. Segundo a psicologia aplicada em ensinos de liderança, nós temos o poder para influenciar, pelo menos, dez pessoas. Quantas pessoas você já trouxe aos pés de Cristo, atraídas pela qualidade da fé que você exerce? Somos chamados para multiplicar no Reino e abençoados para multiplicar a fé e o saber em nossos filhos. Podemos multiplicar nossos filhos e nossas habilidades compartilhando coisas boas com as pessoas e, por fim, temos a bênção de Deus para multiplicar nossas finanças.
Diante de uma multidão faminta, momento em que alguns discípulos não sabiam o que fazer, um garoto se aproxima disponibilizando alguns pães e peixes. Foi um gesto simples que desencadeou uma multiplicação milagrosa de alimentos para saciar milhares de pessoas. Cinco pães e dois peixes fizeram com que o milagre fosse liberado. O poder da multiplicação já está dentro de nós, temos apenas que o desbloquear, nos permitir ser usados para que grandes milagres aconteçam.
Conclusão: Não há necessidade coisas grandiosas para que os milagres aconteçam. Um dia, um menino ofereceu o mínimo — alimento que dava para, no máximo, duas pessoas. Foi naquela hora que todo quadro mudou. Sabe o que talvez esteja faltando para que você contemple uma vida de grandiosos milagres? O mínimo. Um dia, seremos todos cobrados e não teremos como explicar o fato de não ter oferecido o mínimo para que o milagre aconteça. Em nossa vida, na vida de nossos familiares e na vida das pessoas ao nosso redor.
Compartilhamento: Você tem multiplicado pessoas para o Reino de Deus? Tem multiplicado as coisas boas que Deus coloca em suas mãos? A oração de hoje é para que Deus desperte o poder multiplicador que já está em nós.