O Arrebatamento

1 Coríntios 15.51-53

O que é? A palavra arrebatamento significa “arrancar bruscamente”, ou “tomar para si de forma brusca”. É um dos momentos principais dos fins dos tempos, onde os vencedores sairão desta terra para se encontrar com o Senhor nos ares. Primeiro serão arrebatados os mortos de todos os lugares e todas as épocas, depois os vivos serão arrebatados num abrir e fechar de olhos. No arrebatamento, este corpo que temos será transformado em um corpo glorioso, não mais sujeito ao pecado.

Todas as profecias de Cristo se cumpriram – Falta apenas a maior de todas: arrebatamento da igreja. Quando será? Alguns teólogos afirmam que o arrebatamento da igreja se dará antes da grande tribulação, outros afirmam que será após. Embora isto não venha ao caso, temos que estar cientes de que Cristo virá para buscar a sua igreja. Isto é profecia bíblica. Assim como o arrebatamento é secreto, a data do arrebatamento também é secreta: “Entretanto, a respeito daquele dia e hora, ninguém sabe, nem os anjos dos céus, nem o Filho, senão exclusivamente o Pai. (Mateus 24.36).

Ao profetizar sobre o fim dos tempos, o próprio Cristo nos afirmou que tudo acontecerá como foi nos dias de Noé. Nos dias que se passaram antes do dilúvio, havia uma geração de pessoas pecaminosas e sem interesse algum pelas coisas espirituais, assim como está acontecendo atualmente. A arca de Noé simbolizava a graça salvadora antes do caos. Hoje vivemos a graça de Deus, um tempo de salvação, mas todos sabemos que há morte e muito sofrimento no futuro daqueles que não conhecem a Deus. A data é secreta porque a essência do evangelho é a vigilância. Trancamos nossas casas por nunca sabermos a que horas pode chegar um ladrão. Da mesma forma, devemos proceder com relação ao arrebatamento. Se não sabemos do dia e hora, o melhor que fazemos é estar vigilantes com nossos pensamentos, palavras e atitudes.

 Como será? “Num momento, num abrir e fechar de olhos, ao som da última trombeta. Porquanto a trombeta soará, os mortos ressuscitarão incorruptíveis e nós seremos transformados.” (1 Coríntios 15.52). O arrebatamento da igreja será algo inesperado. Não terá aviso e nem sinais, a não ser os já descritos na Palavra de Deus. Piscar os olhos talvez seja o movimento mais rápido que conseguimos fazer com nosso corpo e também o mais silencioso. Ninguém consegue ouvir os próprios olhos piscando. O piscar de olhos aponta para duas características do arrebatamento da igreja: ele será repentino e silencioso. Não dará tempo para consertos espirituais, de despedidas nem de falar de Jesus para nossos parentes e pessoas amadas. Veja o que Cristo nos ensina a esse respeito: (João 9.4).

 Conclusão: Precisamos seguir a Cristo com temor e amor pela sua obra, pois o arrebatamento não será para todos os crentes, será para os vencedores, aqueles que renunciam suas vidas, seus direitos, suas vontades e investem no Reino de Deus. Aqueles que ficarem passarão por tormentos, perseguição, morte, dores e sofrimentos insuportáveis. Que estejamos ansiosos e vigilantes quanto à vida do Senhor.

Compartilhamento: Em tempos difíceis, confundimos a razão de nossa caminhada. Pensamos que é por bênção, conforto e prosperidade. Nossa oração é para que nossa razão de ser igreja seja pela vinda gloriosa de Jesus Cristo, nosso Salvador.

Share on facebook
Facebook
Share on whatsapp
WhatsApp

Escrito por: 

Adeneir Sousa - Pastor da Igreja Ammigo em Senador Canedo. CEO do projeto Ammigo Kids - Ministério com crianças.