João 3.16
Houve uma época em que a pregação consistia apenas em dizer: “Jesus te ama!” No nosso tempo as pessoas querem sempre mais, por isso temos também que apresentar os benefícios do amor de Deus. É como se as pessoas dissessem: “Deus me ama? O que eu ganho com isto?” Pois bem, podemos explicar que o amor de Deus traz consigo um grande pacote de benefícios para alcançar toda humanidade. Enquanto aqui na terra a regra é esquecer uma pessoa depois de sua morte, o amor de Deus nos acompanha eternidade adentro. Para Deus, após a morte começa a verdadeira vida. No pacote do amor de Deus está a salvação, a proteção, a providência, o socorro, o consolo, a cura e a segurança entre muitas outras coisas. São muitos benefícios no campo físico, psicológico e espiritual à nossa disposição. Já imaginou ter um pacote ilimitado com tudo que você precisa para usar a vontade? Este é o pacote do amor de Deus que se chama favor.
Digno de favor é aquele que precisa de algo, mas não tem forças e nem condições de consegui-lo sozinho e ainda cabe, ou não, a pessoa solicitada querer prestar favor. Aquilo que conseguimos pagar ou contratar não é favor. A graça, ou favor de Deus é uma grande manifestação da bondade Dele para com o homem. Assim como o amor de Deus, a graça também é ilimitada, ou seja, não há quantidade ou tamanho de pecado que ela não consiga perdoar; quanto mais profundo o pecado, maior volume de graça é liberado da parte de Deus. Fomos totalmente perdoados por Deus, de todos nossos pecados e culpas e isso aconteceu por que o pacote do favor de Deus nos alcançou. Ele nos prestou um favor quitando uma dívida, cujo pagamento estava muito além do nosso alcance.
Deus não apenas diz que nos ama. Seu favor veio para provar que seu amor é ilimitado. Hoje em dia, muitas pessoas pensam ser extravagante dizer que Deus perdoa todos os pecados e ainda liberta de uma vida de erros. Deus, porém, foi mais longe do que isto. Em seu amor extravagante, foi capaz de dar seu filho para morrer em uma cruz rude e solitária para resgatar aqueles que estavam totalmente perdidos. O homem se afastou de Deus por escolha própria e somente um Deus com amor ilimitado poderia trazê-lo de volta. Foi o que Deus fez.
Conclusão: Apesar de vivermos debaixo da graça e do amor de Deus, somos a extensão do amor ilimitado de Deus. Aqui na terra é em nós que o amor de Deus se manifesta ao mundo. Para que o amor ilimitado de Deus alcance o maior número de pessoas não podemos colocar limites nele. Colocamos limites no amor de Deus quando ele fica apenas em nós. Se não oramos, visitamos, discipulamos ou não amamos as pessoas alcançadas, então estamos limitando o amor ilimitado de Deus.