Milagre da multiplicação dos pães

Milagre da multiplicação dos pães

 João 9.6-9

Jesus estava presente no meio da tempestade e estava presente na multiplicação dos pães. Este é o principal requisito para que o milagre aconteça: a presença de Jesus (João 2.2-3). Muitos querem milagres, mas em suas vidas, não há espaço para Jesus. Saiba que Ele é a garantia do milagre em qualquer circunstância.

Os milagres são favores sobrenaturais vindos da parte de Deus e podem começar de diversas formas. Quando os discípulos estavam desesperados em meio há intensa tempestade o milagre iniciou com Jesus dormindo no barco (Marcos 4.38). Já a multiplicação dos pães pode ter iniciado com o cuidado de uma mãe, que, ao ver seu filho sair ao encontro da multidão lhe preparou alguma coisa para que ele não tivesse fome.

A multidão era grande e não poderia ser despedida faminta. Cristo ordenou aos discípulos que eles cuidassem do assunto, testando-lhes a fé (Mateus 14.16), mas a resposta foi bem pessimista (João 6.7). Entrou então em cena, um rapaz que em algumas traduções, a Bíblia chama de menino e oferece  o que trazia com ele: Cinco pães e dois peixes. Por causa deste gesto, Cristo fez o milagre da multiplicação e alimentou cinco mil pessoas. Nós, que trabalhamos com crianças, sabemos que elas têm um grande potencial para promover a multiplicação no Reino de Deus (Mateus 19.4).

Os milagres de Deus sempre aconteceram em situações extremas, onde pessoas enfrentavam grandes percas ou dificuldades. Com isto, aprendemos que os milagres acontecem no âmbito do essencial, ou seja, Deus nunca vai nos deixar faltar o essencial. O grande problema é que gastamos muita de nossa energia com coisas sem importância, deixando de lado o essencial. Você sabe o que é essencial para sua paz, alegria e prosperidade?

Há bem pouco tempo, a maioria das pessoas vivia de forma bem mais escassa, não tendo sequer o essencial para uma vida digna. Nos dias de hoje, temos um grande poder de consumo, que nos proporciona comprar de tudo e das melhores marcas. Mesmo assim, não podemos abrir mão daquilo que é essencial. Mas o que seria essencial para uma sociedade evoluída e prospera? Assim como a água e o alimento são itens essenciais na vida das pessoas, Deus também é essencial. Ninguém vive em paz, ou  se salva, sem Ele. Deus quer nos usar como fez com aquela criança, ensinando-nos a oferecer o essencial para que o milagre aconteça e haja multiplicação da Palavra (Pão) na vida das pessoas de nossa geração.

Conclusão: Um fator que não deve ser ignorado na multiplicação dos pães é a multidão. Nem todos estavam ali por fé, com a motivação de ver ou ouvir Jesus. Alguns foram por curiosidade, outros para se alimentar e outros porque de alguma forma era contra o ministério de Jesus. Nem todos puderam ver o milagre acontecer, mas todos puderam se alimentar. Esta é a beleza e o significado da graça. Não importa o que o homem tenha em seu coração. O favor é para Ele, o perdão e o amor de Deus também se estende a Ele. Aleluia!  

Compartilhamento: Você realmente crê no milagre de Deus? Nossa oração, nesta noite, é para que nossa fé em um Deus de milagres nunca seja apagada. Que tenhamos muitos milagres para testemunhar.

Share on facebook
Facebook
Share on whatsapp
WhatsApp

Escrito por: 

Adeneir Sousa - Pastor da Igreja Ammigo em Senador Canedo. CEO do projeto Ammigo Kids - Ministério com crianças.