Lança o teu pão sobre as àguas

Eclesiastes 11.01

Um dos principais aspectos da vida cristã é andar na contra mão do mundo, das expectativas humanas e da lógica. Quando se trata de coisas preciosas e benéficas, queremos trazer para perto de nós. Lutamos sempre para ter coisas boas e para trazer alimentos para casa, mas a recomendação deste verso bíblico é que o pão seja lançado de nós (Eclesiastes 11.1).


                Lançar o pão significa: “tirar de si mesmo”, o que aponta para generosidade. Pessoas generosas sabem que para beneficiar outras precisam se doar, abrir mão ou perder algo de si. O Senhor trabalha insistentemente em nós  para que possamos alcançar corações generosos. Ele sabe que de outra forma não teríamos como expressar a Sua imagem nesta terra. Ninguém pode se dizer representante Deus fazendo coisas ruins ou mantendo um coração duro e mesquinho, não é verdade? (Mateus 5.16)


                Este versículo que estamos estudando apresenta dois sentidos, um literal e outro espiritual: O Lançar o pão sobre as águas era uma modalidade de plantio usado nos tempos bíblicos. Eles aproveitavam as enchentes para lançar sementes sobre as águas e era a própria enchente que se encarregava de conduzi-las, deixando elas nas margens férteis do rio. Desta forma germinavam, frutificavam e logo voltavam em forma de colheitas abundantes. Já no sentido espiritual lançar o pão sobre as águas é partilhar, ou seja, ter um coração generoso para investir no Reino de Deus ou ajudar o próximo em seus momentos de dificuldade. (Provérbios 11.24-25)


Lançar o pão sobre as águas, para muitos, pode parecer um ato de desperdício. Já imaginou pegar todos os seus mantimentos e jogar dentro de um rio em tempo de enchente? Mas sabia que em nossos dias, também aprendemos a ver grandes privilégios e oportunidades como desperdício? Inconscientemente buscamos dar a menor esmola possível e a menor oferta, pois mesmo sem saber, tratamos estas ações como: “desperdiçar nosso dinheiro”.


                É muito comum ouvir pessoas justificarem que não se dedicam a igreja por sempre estarem trabalhando e neste pensamento errôneo consomem todo seu tempo em afazeres infinitos, como se o trabalho fosse muito mais importante do que a obra de Deus.  Para tais pessoas investir qualquer quantidade de tempo em Deus, nada mais é do que um grande desperdício. O mesmo pensamento elas têm a respeito dos dízimos e ofertas. Acham que o dinheiro que investem no Reino de Deus é desperdício. A Bíblia, porém, ensina que melhor é dar do que receber (Atos 20.35).


                Conclusão: Paulo complementa que aquilo que pensamos ser perca ou desperdício, no fim, acaba sendo o maior ganho. (Filipenses 3.7) Somos grandes privilegiados pelo fato de sermos escolhidos como legítimos representantes de Deus e de sua obra nesta terra. Todo bem, todo tempo e todo dinheiro que colocamos à disposição do  Reino de Deus,  jamais será prejuízo, e sim, um imenso ganho que refletirá eternidade adentro.



Perguntas para reflexão e compartilhamento

1. A lição fala de um tipo de plantio, qual é?

2. Explique por que lançar o pão sobre as águas é algo abençoador

3. Como algumas pessoas tratam o investimento de tempo e dinheiro na obra de Deus?

Escrito por: 

Adeneir Sousa - Pastor da Igreja Ammigo em Senador Canedo. CEO do projeto Ammigo Kids - Ministério com crianças.