Identificação
João 17.22-23
A nossa identidade traz algo importante a ser estudado – a nossa identificação. Somos conhecidos pelo que somos, mas também por aquilo com que nos identificamos. Identificação é conexão, acordo, conformidade. Se estou de acordo, me identifico, se ajo conforme, me identifico, se me conecto me identifico. O motivo pelo qual estamos em Cristo é porque nos identificamos com Ele. Este, talvez seja o maior desencontro da vida cristã. Muitos estão na igreja, mas não se identificam com Cristo. Neste ponto, a Bíblia, mostra o que realmente significa caminho apertado porta e porta estreita. (Mateus 10.37-38).
A palavra quer que você entenda que não importa quem seja ou qual sua identificação onde vive, se não há identidade com cristo, não se assenta na mesa com ele. (Mateus 12:46-50)
Muitos têm a Cristo como um grande amigão, sempre pronto a entender e a perdoar. Em parte, Jesus é tudo isto, mas Ele não é apenas seu amigo. Amigo concorda, amigo é cumplice e muitas vezes não se importa com o erro. Jesus disse que sem identificação verdadeira não há amizade com Ele porque fazer a vontade de Deus é o mais alto grau de identificação com Cristo. (João 15.14)
As coisas com as quais nos identificamos, dizem muito a respeito da nossa identidade. Existe uma luta dentro de muitas pessoas porque estão na igreja, mas somente se identificam com o mundo. Entenda que andar com Cristo significa morte todos os dias. (Romanos 8.36)
A Bíblia apresenta a história de um Juiz chamado Jefté. Ele guerreou e venceu os amonitas depois de 18 anos de opressão. Ao findar a guerra, porém, os efraimitas se zangaram por não terem sido convidados para o confronto e ameaçaram queimar a casa de Jefté com ele dentro. Por causa desta ameaça, iniciou-se a guerra de Gileade contra Efraim e Gileade venceu sob o comando de Jefté. Derrotados, alguns Efraimitas fingiam ser Gileaditas para fugir pelo rio Jordão e evitar a morte. Alguns soldados foram posicionados para fiscalizar esta manobra e todos que passavam por eles eram obrigados a dizer a senha: “Chibolete”. Os efraimtas não conseguiam pronunciar corretamente. Eles falavam “Sibolete” demonstrando sua verdadeira identidade por isso, eram imediatamente degolados (Juizes 12.1-6). Com esta história aprendemos que, como igreja, devemos ser Um, e falar a mesma língua.
Conclusão: Em dias de internet, onde todos pertencem a uma rede social, percebemos uma grande crise de identidade. Está difícil separar os que se identificam com Deus, dos que se identificam com o mundo. Para os verdadeiros servos de Deus, sua identidade é inegociável pois Cristo está em seu DNA.
Perguntas de compartilhamento e reflexão sobre a lição aprendida:
- Qual o motivo pelo qual estamos em Cristo?
- Por que Cristo não é apenas um amigo?
- Qual a luta que existe dentro de muitas pessoas?