Identidade testada

Identidade testada

João 8 .4-6

Aprendemos nestes dias que temos em nós a identidade de Cristo (Gálatas 2.20). Tudo que Deus nos dá, espera Ele que seja para sempre, Mas há um que quer ver o nosso fracasso espiritual que é o diabo. Ele faz de tudo para ver nossa identidade arruinada. Ser crente deveria ser muito fácil se fosse apenas algo teórico, mas não é fácil por causa das inúmeras batalhas que todos os dias travamos em nossa mente. Entre estas batalhas estão as provações pelas quais temos que passar. Somos testados de dois lados: Pelo diabo que nos odeia e quer o nosso fracasso e por permissão de Deus que nos ama e quer ver a nossa glória. Deus quer nos honrar por isto a identidade de Cristo está em nós, enquanto isto, o diabo quer ver esta identidade envergonhada, e que, mesmo carregando o nome de Deus não tenhamos credibilidade.

Os seres humanos possuem uma característica marcante. Quando querem arruinar a identidade de alguém, anulam o que a pessoa tem de bom e apontam para seus pontos negativos. Os fariseus sabiam que não podiam acusar Jesus de absolutamente nada. Como não havia erro na pessoa de Jesus eles buscaram uma forma de denegrir sua identidade. Foi por isto que lhe apresentaram uma mulher pega em adultério. A intenção não era fazer justiça pelo erro da mulher, mas descobrir um erro na identidade de Jesus para que tirassem dele a credibilidade (João 8.6).

Deus nos conhece profundamente. Ele sabe exatamente quem nós  somos. A Bíblia conta que a mulher do rei Jeroboão, mesmo sabendo dos muitos  erros do marido, recorreu ao profeta Aías, que já era velho e quase não enxergava. Mesmo totalmente disfarçada foi recebida com um brado assim que pisou na porta da casa do profeta: “Entra mulher de Jeroboão!” (1 Reis 14.1-6)

Deus demonstrou conhecer a Jó e todas as qualidades de sua identidade (Jó 1.8).  Mesmo sendo íntegro e temente a Deus ele teve sua identidade testada. Perdeu família, bens e a saúde. Somente sua vida foi preservada. Ao final de tudo, Jó recebeu em dobro tudo que havia perdido. Deus mudou a identidade de Jó.

Assim que Cristo morreu, ficou nítido para o reino das trevas que Pedro seria seu principal sucessor. Antes mesmo do momento da crucificação Pedro foi atacado em sua identidade. A estratégia do mal foi fazer com que Pedro sentisse o peso de carregar a Cristo, sentisse vergonha de se revelar participante daquele movimento.

Conclusão: Hoje muitos cristãos estão como Pedro, negam a Cristo por não falar de seu amor, por não se revelarem cristãos verdadeiros para seus amigos, colegas de trabalho e escola. Tais cristãos negam possuir a identidade de Cristo, pois nunca postam sobre ele ou sobre a igreja que pertencem em suas redes sociais.


Perguntas para compartilhamento e reflexão sobre a lição

1. Somos testados de dois lados, quais são eles e por quê

2. O que os seres humanos fazem para arruinar a identidade de alguém?

3. Quando Cristo morreu quem seria seu sucessor?

Share on facebook
Facebook
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on print
Imprimir

Escrito por: 

Adeneir Sousa - Pastor da Igreja Ammigo em Senador Canedo. CEO do projeto Ammigo Kids - Ministério com crianças.