Ide e fazei discípulos

Mateus 28.19-20

O texto que lemos por base desta lição é muito mais do que um versículo conhecido. Trata-se de uma visão profunda de um líder muito profundo, Jesus Cristo. Primeiro precisamos recapitular o que é uma visão num processo de liderança. A visão é o retrato de onde o líder que chegar, para conduzir o seu povo. É a forma clara e simples de apresentar o futuro a ser alcançado. Quando Deus libertou os hebreus o Egito e da amargura da escravidão, deu a eles uma visão, qual era? “Uma terra onde mana leite e mel” (Deuteronômio 6.3).Vamos estudar, passo a passo, a visão sobre discipulado deixada por cristo:

“Portanto, ide, fazei discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo; ensinando-os a guardar todas as coisas que eu vos tenho mandado” (Mateus 28:19–20)

Quando Cristo orientou sobre a grande missão chamada Reino de Deus, o que ele via? Um movimento   sustentado pelo poder de Deus que jamais foi vencido, pelo tempo, pelas perseguições, pelo conhecimento e nem pelas fronteiras ou distância:

Ide: Uma igreja em movimento, pregando o evangelho. Aqui ela é incumbida da responsabilidade de fazer se cumprir a visão (Romanos 10.14).

Fazei discípulos: A igreja transmitindo a vida de Deus que recebeu. O Discipulado é transmissão de vida, de níveis de espiritualidade e maturidade. É o movimento daqueles que beberam da água da vida e mataram suas sedes, jorrando como fonte para saciar outros sedentos. Você tem sido fonte para matar a sede de outros, até mesmo os de sua casa? (João 4.14; 1 Coríntios 11.23; 2 Timóteo 2.2). 

Todas as nações: Aqui temos um alvo a ser alcançado. É importante notar a ousadia deste alvo: Ele viveu em época de pouca comunicação, escassez de estradas e transportes, porém anunciava um mover do poder de Deus para alcançar gente de todas as nações da terra. A visão mostra que Cristo não foi um aventureiro. Ele sabia muito bem sobre a eficácia e o poder de alcance inclusos no discipulado que estava promovendo (Marcos 16.15).

Batizando: A igreja testemunhando ao mundo seu poder transformador, levando as pessoas a uma vida de arrependimento e dependência do Espírito Santo. Uma pessoa que se batiza transmite ao mundo a mensagem de que há uma oportunidade de mudança para todos (Marcos 16.16).

Ensinando: Uma igreja em desenvolvimento contínuo. Aqui começa o grande avivamento que uma igreja necessita, uma vez que, para ensinar, é preciso aprender. Como servos de Deus, deve ser este o nosso investimento, buscar maturidade para que, através de nossa cura, outros sejam também curados. É um movimento abençoador e formador de vidas que começa em nossa casa.

Para sabermos se como igreja, estamos alinhados com a visão de Cristo precismos fazer algumas perguntas:

Para onde queremos ir? A resposta mostra se estamos caminhando na direção da visão de Cristo para a igreja, ou se, como os hebreus, vamos andar quarenta anos no deserto.

O que estamos fazendo agora? Um questionamento para verificar se estamos trabalhando no presente para que o futuro aconteça dentro da visão de Cristo.

Conclusão: Somos uma igreja preparada, apaixonada e com talentos, entretanto produzimos poucos resultados para o senhor. Precisamos caminhar na direção de algo maior do que nós.

Compartilhamento: Para onde desejo ir como um chamado e capacitado por Deus? O que estou fazendo agora para alcançar a visão de uma igreja que cuida de pessoas?

Share on facebook
Facebook
Share on whatsapp
WhatsApp

Escrito por: 

Adeneir Sousa - Pastor da Igreja Ammigo em Senador Canedo. CEO do projeto Ammigo Kids - Ministério com crianças.