Mateus 6.6
Somos tendentes a rotular e julgar as pessoas quanto à sua fé. Agimos como se pudéssemos medir a fé de cada um por suas posturas. Mas realmente existem pessoas fracas na fé e estes são os que não cuidam de sua fé. A fé também pode se tornar escassa e todas as coisas quando chegam ao nível da escassez exigem uma reação de adição ou abastecimento. Exemplo disto é nosso gás ou o combustível do carro. Não se pode conviver para sempre com a escassez. Ela é um sinal de que algo deve ser feito ou tudo acabará de vez. Quem está com a fé escassa não deve desistir, mas reagir para que ela seja restaurada.
O texto bíblico que lemos nos traz algumas orientações preciosas para inicio da restauração de nossa fé, acompanhe:
1. Entra no teu quarto – Convidar a Deus para o quarto é chama-lo para um lugar único. O quarto é onde estão nossos segredos, nossas coisas mais preciosas e tudo que diz respeito à nossa intimidade, afinal o quarto é um lugar de nossa casa onde somente os íntimos são convidados a conhecer. Nada é melhor para revelar quem realmente somos do que nosso quarto. Entrar no quarto é o mesmo que abrir completamente nossa vida e nosso coração para Deus para que Ele entre e, se quiser, mude as coisas de lugar (Jeremias 3.33).
2. Feche a porta – O “fechar a porta” sugere a nós que para ter intimidade que faça nossa fé fluir precisamos aprender a observar o nosso redor. Há muitas coisas em torno de nós, que talvez até gostamos e classificamos como indispensável, mas que somente servem para destruir a nossa fé. Aprenda que, para que sua fé seja restaurada, você deve fechar a porta para algumas coisas que devem ficar do lado de fora de seu relacionamento com Deus.
3. Fale com teu pai em secreto – Em muitos momentos de nossas vidas precisamos confiar em nossos irmãos para nos orientar e orar conosco conforme a Bíblia sugere (Tiago 5.16), mas em determinados momentos, nos deparamos com algumas situações que somente Deus pode compreender. Muitas pessoas guardam segredos que não se sentem a vontade para revelar, mas que ao mesmo tempo machucam a alma. Aprenda que Deus é seu melhor confidente. Ele não irá te julgar, pelo contrário, irá te recompensar com toda atenção e bem que você merece ter.
Conclusão: Deus se revela a nós através de atitudes simples, mas que sejam constantes em nossas vidas. Veja que maravilha: O simples ato de entrar em nosso quarto e fechar a porta para falar com Deus, atrai para nós toda atenção e afeto que Ele tem. Sem falar que é prazeroso cada momento que passamos com Deus, ainda mais quando percebemos que a cada encontro secreto somos ainda mais restaurados.
Reflexão e compartilhamento sobre a lição:
1. O que a escassez nos ensina?
2. O que nosso quarto revela?
3. O que podemos fazer para que nossa fé não seja destruída?