Eu sou o Senhor que te sara

Eu sou o Senhor que te sara

 Êxodo 15.26

Deus se preocupa com como estamos nos sentindo. Observe que o texto que lemos narra um período, logo após a saída do Egito, quando os hebreus chegaram às fontes de Mara, onde águas que eram amargas tornaram-se doces quando nelas uma árvore foi lançada (Êxodo 15.23-25).  De forma simbólica, Deus estava demonstrando ao povo o que aconteceria com eles. Terminava ali um tempo amargo de escravidão para dar lugar à doçura que é a vida com Deus.

Era o começo de uma nova etapa na vida daquele povo, portanto, seria necessário que fossem curados das marcas da escravidão e dos efeitos dos flagelos que ocorreram no Egito em prol da libertação, inclusive as consequências da perseguição, por parte de faraó que teve seu exército engolido pelas águas aos olhos de todos.

Depois de toda turbulência, Deus se apresenta como Jeová Rafá, que significa: “O Deus que sara” (Êxodo 15.26). Em sua sabedoria, Deus sabia que aquele povo estava prestes a se tornar uma grande nação, antes, porém, precisavam ser curados de tudo que viveram; traumas deviam ser esquecidos e feridas deveriam ser fechadas. Aprendemos com isto que, antes de iniciar qualquer projeto, precisamos estar curados, com a mente e a alma limpas.

Deus se apresenta com um Deus benigno e amoroso e promete que tudo que ocorreu no Egito não aconteceria com eles no ciclo que ora, se iniciava. O Senhor estava proporcionando a ação de cura de que aquele povo tanto precisava. Ao mesmo tempo, esclarecia que o Deus que operou no Egito não era um Deus duro e cruel, mas um Pai capaz de tudo para o bem de seus filhos.

Nos identificamos com os hebreus que precisaram mudar a visão que tinham de Deus. Muitas vezes mudamos de religião e a forma de exercitar nossa fé, mas não mudamos a nossa maneira tão humana e superficial de ver a Deus. O Deus da verdadeira fé não é Aquele com quem interagimos lá no mundo. Precisamos conhecer o que é graça e todo amor, aceitação, inclusão e perdão que ela nos proporciona. O Deus da graça não oprime. Ele é o Senhor que sara, liberta e cura (Êxodo 15.2).

Como os hebreus, estamos prestes a viver um novo tempo em nossas vidas. Quantas dores, traumas e barreiras carregamos conosco desde crianças? São males que roubam nossa força e energia e nem sempre buscamos cura para eles. Precisamos ser curados, inclusive da incapacidade de amar a Deus, pois se não o amamos, não o obedecemos como Ele solicita (João 14.21).

Conclusão: Precisamos ser curados também da falta de prioridades, principalmente no Reino de Deus. Você tem prioridades para sua vida? Deus está em suas prioridades? Deus é sua prioridade? Se suas respostas forem “SIM” você está curado para novos projetos.

Perguntas para reflexão e compartilhamento:

  1. O que aconteceu com as águas de Mara?
  2. Qual o significado de Jeová Rafá
  3. Porque precisamos ser curados da incapacidade de amar a Deus?
Share on facebook
Facebook
Share on whatsapp
WhatsApp

Escrito por: 

Adeneir Sousa - Pastor da Igreja Ammigo em Senador Canedo. CEO do projeto Ammigo Kids - Ministério com crianças.