Ester, a órfã que chegou ao trono

Ester, a órfã que chegou ao trono 

Ester 2.17-18

A história de Ester é a história de uma rainha poderosa com um proposito grandioso. Porém, não podemos pensar que foi fácil sua jornada de simples órfã estrangeira até chegar ao trono de um império grandioso e imponente composto por 127 províncias. A história começa com a destituição da rainha Vasti, por ter se recusado a se apresentar para os convidados do rei Assuero. Os governadores das províncias temeram que a atitude de Vasti fosse mau exemplo que levasse suas esposas a fazerem mesmo.

Uma vez que preenchia todos os requisitos, Ester foi orientada pelo tio a se candidatar ao posto de rainha, tendo que passar por um longo período de preparação e purificação para então se apresentar ao rei. A graça de Deus estava na vida de Ester e isto fez com que fosse a escolhida (Ester 2.17).

O tio de Ester se chamava Mardoqueu e certo dia percebeu dois homens planejando um atentado para tirar a vida do rei. Ele fez a denuncia e os criminosos foram condenados à morte. Hamã era um oficial que ocupava alta posição no reinado de Assuero. Ele passou a odiar a Mardoqueu, uma vez que este não se inclinava diante dele. Por este motivo planejou sua morte em uma forca de aproximadamente 20 metros de altura. Hamã também induziu o rei a condenar a morte todos os judeus, assim eliminaria Mardoqueu e a própria Ester. Enquanto isto, em uma noite de insônia, o rei descobriu que Mardoqueu havia salvo sua vida e aconselhado pelo próprio Hamã, lhe proporcionou grande honra.

Mardoqueu contou a Ester sobre o plano malicioso de Hamã e orientou que ela suplicasse ao rei para que a vida de todos os judeus fosse salva. Ester não poderia se apresentar ao rei sem autorização então pediu que todos orassem e jejuassem para que tivesse bom êxito em sua missão delicada (Ester 4.16). O rei recebeu a Ester, que o convidou para um banquete e foi neste momento que Hamã foi desmascarado e condenado à forca que ele mesmo construiu para matar o tio de Ester.

Mesmo com tudo que aconteceu, os judeus continuavam sob a ameaça de morte porque uma lei ou decreto publicado pelo rei não podia voltar atrás. Atendendo ao pedido de Ester, o rei trouxe uma solução: Autorizou que se escrevesse ao povo e seus governadores autorizando que eles lutassem e tivessem o direito de defender suas vidas (Ester 8.11). Depois disto, o temor dos judeus se espalhou e muitos que nem eram judeus se dispuseram para lutar do lado deles.

Conclusão: o livro de Ester não cita, nenhuma vez, o nome de Deus e nem fala sobre Ele, mas traz as importantes intervenções de desta rainha para que os judeus não fossem extintos da terra. Salvando os judeus do extermínio, ela salvou também a descendência de Cristo permitindo que Ele nascesse e nos alcançasse.

Perguntas para reflexão ou compartilhamento?

  1. O império governado por Assuero tinha quantas províncias?
  2. Por que Hamã se indignou com Mardoqueu?
  3. Por que o Rei resolveu honrar Mardoqueu?

Share on facebook
Facebook
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on print
Imprimir

Escrito por: 

Adeneir Sousa - Pastor da Igreja Ammigo em Senador Canedo. CEO do projeto Ammigo Kids - Ministério com crianças.