Empreendedorismo e fé (Salmos 37.23-25)
Deus está no empreendedorismo. A prova disto é que todos os homens da Bíblia foram ricos e grandes empreendedores. Já aprendemos sobre a fórmula do sucesso. Assim ela se forma: Ideia + Trabalho duro = sucesso. Por mais que a ideia seja muito atrativa, sem o trabalho não se chega a lugar algum. No trabalho duro estão envolvidas ações como: dedicação, nossas estratégias, capacidade de buscar parcerias, a busca por melhores oportunidades, entre outras. Quando se fala do empreendedor cristão, podemos contar com um elemento a mais, a fé. Saiba que a fé é um presente do Espírito Santo que podemos também usar para prosperar (1 Coríntios 12.9) . Assim sendo, fica assim, a formula do sucesso do empreendedor cristão: Ideia + fé + trabalho duro = sucesso.
A fé traz efeitos fantásticos em nossa escalada rumo ao sucesso do empreendimento.
Ela nos possibilita sonhar e visualizar o futuro. No presente nem sempre encontramos todos os elementos que precisamos para viver motivado a seguir em frente. A fé, porém nos possibilita enxergar o futuro. Olhando para o futuro podemos ver tudo pronto. Quem não tem uma real visão de onde quer chegar acaba desistindo pelo caminho. Embora sejam grandes as tribulações, pela fé, olhe sempre para os resultados que você é capaz de alcançar.
A fé anula o medo – Sem dúvidas, o maior obstáculo na jornada do empreendedorismo é o medo. Ele é baseado basicamente no medo de fracassar – Ninguém deixa de empreender por medo de perder dinheiro, até porque se tem algo que estamos habituados é ver o nosso dinheiro escoando pelo ralo. O medo, na verdade é do fracasso. Saiba que o fracasso não nos destrói, pelo contrário, ele nos ensina. Basta ler a história de todas as pessoas de sucesso para ver que todas elas experimentaram algum tipo de fracasso.
Outra barreira ao empreendedorismo são as dificuldades. Elas são inevitáveis, mas se levantam para serem vencidas. O empreendedor tem que ter como característica, a habilidade de conviver com as frustrações, tribulações e decepções porque serão elementos rotineiros na jornada. Que ser empreendedor? Não deixe as tribulações terem a ultima palavra em sua vida!
A fé gera resiliência – A resiliência é capacidade que tem um corpo, de mesmo depois de deformado, voltar ao seu estado normal. Pessoas resilientes, não são destruídas por circunstâncias ruins. Se cair vão se levantar, se forem levadas ao fracasso ou ao fundo do poço, sempre levantarão a cabeça e encontrarão formas de seguir em frente.
Perguntas para compartilhamento e reflexão sobre a lição
1. Quais são as características de quase todos homens da Bíblia?
2. Porque precisamos enxergar o futuro pela fé?
3. Qual o maior obstáculo na jornada do empreendedorismo?