1 Samuel 1.1-11
Qual seria sua imagem sobre Deus se Ele não respondesse suas orações por uma cura, solução para um problema específico ou promoção no emprego? Você continuaria confiando ou deixaria as dúvidas ocuparem seu coração? Como você reagiria ao silêncio de Deus?
Ana vivia uma situação difícil. Ela era casada com Elcana, mas não tinha filhos, enquanto Penina, a outra esposa de Elcana, tinha muitos. Penina zombava de Ana constantemente, tornando sua vida ainda mais amarga. Naquela época, ser estéril era motivo de vergonha e dor.
Mesmo diante desse cenário, Ana poderia ter concluído que Deus não se importava com ela. Poderia ter desistido de orar, se revoltado ou duvidado do amor de Deus. No entanto, Ana escolheu outra atitude. Ela preferiu buscar a Deus com fé e perseverança.
Todos os anos, Ana subia ao templo em Siló para oferecer sacrifícios e orar. Em um desses momentos, profundamente angustiada, ela derramou sua alma diante de Deus. Sua oração foi tão sincera que o sacerdote Eli, ao vê-la, pensou que estivesse embriagada. No entanto, Ana explicou que estava apenas desabafando sua dor diante do Senhor.
Apesar de não receber uma resposta imediata, Ana confiou. Depois de sua conversa com Eli, sua expressão mudou, e ela voltou para casa com esperança renovada. Essa confiança em Deus foi o que trouxe paz ao seu coração, mesmo antes de ver o milagre.
Assim como Ana, todos enfrentamos momentos em que nossas orações parecem não ter resposta. Nessas horas, é fácil nos sentirmos desanimados ou até questionar a bondade de Deus. Porém, precisamos lembrar que Deus vê além do que conseguimos enxergar. Sua vontade é perfeita, mesmo quando não compreendemos.
Se as coisas não estão indo bem em sua vida, não deixe que isso abale sua fé. Continue orando, confiando e buscando a Deus. Ele conhece sua dor, ouve suas orações e tem o melhor para você, mesmo que a resposta demore, ou seja, diferente do que espera.
Conclusão
E se você fosse Ana? Escolha crer, confiar e buscar a Deus, mesmo nos momentos mais difíceis. Afinal, Deus é fiel e cumpre Suas promessas no tempo certo. Aprendamos com Ana a entregar nossas dores ao Senhor, pois Ele é a fonte de verdadeira paz e esperança.
Compartilhamento: Ana apesar de ser estéril e viver em um ambiente que destruía sua autoestima, buscou Aquele que tudo pode. Deus mudou a história de Ana. Da mesma forma precisamos compreender que nada há que não possa ser resolvido. Não ter filhos era uma obstrução na vida de Ana. E você? O que tem destruído seus sonhos. Nossa oração é para que o Senhor possa remover o que impede nossas conquistas.