Diante da Sarça ardente

O encontro com Deus na Sarça ardente foi grande marco na vida de Moisés. A partir deste dia que ele abraçou sua maior missão e teve sua vida transformada.

Moisés enfrentava uma fase não satisfatória em sua vida. No passado, tinha ele abrido mão de sua vida no Egito, onde era visto como filho da filha de faraó desfrutando riqueza, luxo e recebendo conhecimento. Após matar um egípcio, Moisés teve que fugir. A partir deste momento levava sua vida apascentando as ovelhas de seu sogro. Este era o final do terceiro ciclo da vida de Moisés. Quando ele pensava que nada mais o surpreenderia, o anjo do Senhor aparece no meio de uma sarça.

Quando Adão pecou no paraíso, Deus lhe apareceu na forma como fazia todos os dias. O que para Adão já era algo normal, mesmo assim, Adão temeu ao Senhor e se escondeu (Gênesis 3.8). Para Moisés Deus aparece de uma forma sobrenatural e ao invés de ter medo, ele foi atraído. Nosso relacionamento com Deus, jamais deve ser baseado no medo de castigo ou punição, mas na certeza de que Ele nos conhece muito bem e faz de tudo para nos atrair (João 12.32).

Precisamos aprender, porém, que somos atraídos por Deus pelo nível de intimidade que mantemos. No mundo, é preciso haver atração para ter intimidade, mas na vida espiritual é preciso ter intimidade para gerar atração. Quando nada de Deus já não nos atrai, precisamos repensar nosso nível de intimidade com ele.

Moisés expôs limitações. Deus surge na sarça falando sobre uma grande missão e por sua vez, Moisés apresentou suas limitações (Êxodo 4.10). Temos que avaliar como estamos agindo com nossas limitações. Qual é sua reação quando percebe ser limitado em alguma área? Saiba que as limitações não são para nos moldar como um acomodado ou fracassado. São geradas para serem vencidas. Quando vencemos nossas limitações partimos para o próximo passo.

Moisés recebeu o Espírito Santo. Ele é fundamental em nossa jornada. Moisés recebeu de Deus a garantia de que seria Ele mesmo a falar em sua boca e seu coração (Êxodo 4.12). Não podemos empreender grandes projetos sem antes estruturar nosso coração com a presença do Espírito.

Moisés recebeu poder. O próprio Deus concedeu poder a Moisés para que Ele chegasse ao Egito e fosse reconhecido como o libertador enviado (Êxodo 4.1-4). Nós também temos a garantia do poder de Deus em nossas vidas, temos apenas que descobrir e usar este poder.

Aplicação: Estamos no início de um ano que pode ser de grandes resultados, porém não podemos mergulhar em tudo que Deus tem para nós sem antes nos posicionar diante da Sarça. É a glória de Deus que estará em nossa vida, dando-nos orientação e força em qualquer batalha ou circunstância.

Perguntas para compartilhamento e reflexão:

  1. Quando Moisés teve que fugir do Egito?
  2. O que deve acontecer com nossas limitações?
  3. Segundo a lição, o que Moisés recebeu de Deus na Sarça?
Share on facebook
Facebook
Share on whatsapp
WhatsApp

Escrito por: 

Adeneir Sousa - Pastor da Igreja Ammigo em Senador Canedo. CEO do projeto Ammigo Kids - Ministério com crianças.