Ansiosos por uma mudança de estação em nossas vidas buscamos um clima profético poderoso. Cremos num mover da bondade do Pai que nos inflame como brasas em meio à escuridão. Mas para que essa chama se alastre, é preciso mais do que apenas palavras. É preciso ativar gatilhos na mente humana, despertando a fé que já habita em cada um de nós.
Lembremos de Josué. A palavra profética sobre ele era clara: “Tu farás este povo herdar a terra que sob juramento dei a seus pais”. Uma promessa grandiosa, acompanhada da garantia divina: “Não te deixarei, nem te desampararei”. Mas observe que, mesmo com essa promessa, Deus pediu a Josué força, coragem e apego à Sua Palavra. Deus não queria que Josué, mediante as adversidades, pensasse em desistir, mesmo sendo portador de tantas garantias de Êxito.
Tornar-se cristão é apenas o início da jornada. A vitória não é um destino, mas um processo contínuo. É como uma corrida de longa distância, onde os desafios surgem a cada curva. Vencer não é apenas alcançar um status, mas perseverar diante das dificuldades, mantendo-se firme na fé.
É natural que em alguns momentos sintamos o peso da jornada, a vontade de desistir. Mas lembre-se: desistir nunca é uma opção para quem conhece o verdadeiro amor de Deus. A cada tropeço, a cada obstáculo, Ele nos estende a mão e nos levanta.
Hoje, reflita sobre os desafios que você enfrenta. Qual gigante está à sua frente? Qual promessa de Deus você está segurando? Talvez seja a promessa de cura, uma bênção financeira, de um relacionamento restaurado. Independente de qual seja, creia que Deus já a concedeu. Mas assim como Josué, você precisa agir com fé, com coragem mantendo a Palavra de Deus como sua espada.
Frase para o seu dia: A persistência não é apenas um traço de caráter ou ajuda do alto, é uma decisão.
Leitura: Josué 1.9; hebreus 12.1; filipenses 4.13.