Compreendendo o “Todo” do amor de Deus

Lucas 10.27

O amor não é um dom, é uma virtude. Há pessoas que pensam que o amor acaba ou esfria e vivem isto como uma sentença. Quando sabemos abastecer o amor ele nunca acaba. Deus nos deu as ferramentas para produzir o amor: Nosso coração, nossa alma, entendimento e força.

De acordo com Cristo, O amar a Deus está incluído no maior de todos os mandamentos. Nesta lição aprenderemos algumas instruções sobre a forma que este amor deve ser colocado em prática.

1). Primeiro aprendemos que o amor a Deus deve ter uma origem ele deve vir do coração, da alma, da força interior e do entendimento e, portanto, só é válido quando oferecido de dentro para fora.

2). O amor a Deus tem uma exigência de conteúdo. Quando a Bíblia fala no todo, está nos orientando que o amor a Deus deve ser de forma total, ou seja, tudo dentro de nós deve ser oferecido de forma inteira para Deus, sem reservas. Deus não quer apenas um pouco de seu amor, ele quer todo amor que você puder oferecer a Ele (Colossenses 3.23).

3). Os pronomes “teu” e ‘’tua” que surgem no versículo indicam que o amor a Deus é uma ação pessoal. Você não deve depender de ninguém, além de você mesmo para praticar o amor ao Senhor. O pedido não é para que analise a forma como as pessoas amam e se portam diante de Deus, o que deve ser observado é o seu relacionamento pessoal com ele.

As formas de amar a Deus

De todo teu coração – o Coração é a sede da vida o que indica que tudo em nossa vida, enquanto existirmos, deve ser oferecido como prova de amor ao Senhor. Não podemos esquecer que a vida na terra é passageira e que Ele está preparando uma eternidade para nós, portanto uma vida inteira ainda é pouco para expressar amor ao criador.

De toda tua alma – A alma é a sede dos sentimentos, desejos e emoções. Ter uma alma curada, liberta de tudo que é ruim ou negativo é fundamental para oferecermos um amor verdadeiro e puro ao Senhor.

De toda tua força – Nossa força vem da nossa habilidade, capacidade e poder o que indica que nossa maior motivação deve ser amar ao nosso Deus.

De todo teu entendimento – Nos céus, 24 anciões adoram noite dia ao Deus todo poderoso (Apocalipse 4.10-11). Eles tem o real entendimento do que Deus representa. Precisamos usar nosso entendimento para compreender quem é Deus, Sua grandeza e Seu poder e amá-Lo reconhecendo como Ele é.

Reverenciando o sagrado – O sagrado é tudo que está relacionado a Deus. Não podemos dizer que amamos a Deus se demonstramos desprezo ou nos descuidamos do sagrado. Zelar pelo sagrado é ter reverência e observar horários, data dos pagamentos estabelecidos. É ser participativo em tudo que se oferece ao pai e fiel em nossos dízimos, ofertas e no serviço ao Reino de Deus (Eclesiastes 5:1).

Perguntas para reflexão e compartilhamento:

1). Quando o amor oferecido a Deus é válido?  

2). O que a Bíblia nos orienta quando fala no todo?

3). Explique o que é o sagrado.

Share on facebook
Facebook
Share on whatsapp
WhatsApp

Escrito por: 

Adeneir Sousa - Pastor da Igreja Ammigo em Senador Canedo. CEO do projeto Ammigo Kids - Ministério com crianças.