As chaves para um coração próspero

As chaves para um coração próspero

 (Salmo 128)

Viver debaixo do favor de Deus –Muitas pessoas vivem a se preocupar com tantas coisas, a ponto de perder a paz, a alegria e muitas noites de sono. Realmente o mundo é muito cruel e duro para que o enfrentemos sozinhos. Por nossas forças e sabedoria perdemos logo, e apanhamos de cheio em todas as armadilhas que vão surgindo. Mas quem conhece a Deus sabe que não deve depender de si, mas do favor Dele, permitindo que Ele cuide de todos os seus caminhos. É sobre descansar Nele enquanto fazemos Sua vontade e desenvolver a paciência até que Ele realize o melhor em nossa vida. Os dias atuais são de tensão, instabilidade e ameaça de Crise por todos os lados, mas o que podemos fazer para resolver isto?   Precisamos ser sábios e deixar que o Senhor nos direcione, cuidando de nós (Salmos 37.5).

Uma fé além do visível – A fé para nada serve se enxergamos somente aquilo que é visível aos olhos humanos. Já observou que o mundo nada oferece para nos animar, principalmente no âmbito espiritual? O que vemos são pessoas perdidas, sem esperança, famílias se desintegrando e bons costumes, com a moralidade, deixados de lado.

Não devemos nos desesperar por isto. Acontecimentos ao nosso redor não definem vitória ou fracasso. Não baseamos nossa vida em fatos do presente nem na direção para a qual tudo parece avançar. Nossa caminhada é baseada na fé, pois ela é a poderosa arma que nos faz ver além (2 Coríntios 5.7). Em meio a grandes e terríveis batalhas, aquele que é forte espiritualmente comemora suas vitórias.

Aprenda a honrar as pessoas e a Deus – A pior ignorância que pode atingir um ser humano é não saber honrar as pessoas. Honrar significa tratar tão bem, ou melhor, do que somos tratados. É oferecer amizade e consideração sem atentar para o mérito, demonstrando com ações e atitudes o quanto cada um é especial, mesmo que não seja da família ou do ciclo de convivência. Deus é honrado quando honramos as pessoas (Mateus 10.41-42).

Relacionamentos, dentro da igreja, não podem ser baseados em afinidade ou preferência pessoal, isto é mundano, fruto de gente adoecida. A orientação bíblica é que tenhamos paz com todos (Hebreus 12.14) e que o amor seja fraternal. Numa igreja saudável não há lugar para grupinhos ou melhores amigos, em distinção aos outros (1 Coríntios 1.11-13). 

Quando aceitamos a Cristo, nossa forma de relacionar deve ser restaurada. Tudo precisa ser baseado na comunhão que envolve a todos: ricos e pobres, sábios e iletrados; sem a mínima distinção. É muito triste quando percebemos que há pessoas que são amadas, cuidadas, mas que no final, nada têm para oferecer. Sempre que contamos com elas, não pensam duas vezes em decepcionar. Deus quer tratar nosso coração para aprendermos, honrar aqueles que gastam seu tempo conosco e fazem de tudo para estarmos sempre firmes na fé, pois isto abre portas para a prosperidade (Jó 42.10).

Aplicação: Para obtermos um coração próspero, a chave não é dinheiro e nem bens materiais. Um coração próspero se conquista com fé produtiva, com mudanças em nossa vida e a partir do ponto que aprendemos a amar e a honrar a Deus e nossos irmãos de fé, mesmo quando achamos que não merecem nossa estima (Mateus 5.46-47).

Share on facebook
Facebook
Share on whatsapp
WhatsApp

Escrito por: 

Adeneir Sousa - Pastor da Igreja Ammigo em Senador Canedo. CEO do projeto Ammigo Kids - Ministério com crianças.