Aquecidos pelo Espírito

Aquecidos pelo Espírito – Apocalipse 3.17-18

Em carta às Sete Igrejas da Ásia, Cristo aponta Laodicéia como igreja morna. Segundo Ele, esta igreja não era fria e nem quente e que estava a ponto de vomitá-la de sua boca (Apocalipse 3.16). Em nossa igreja, também somos acusados de frieza ou mornidão. Mas será que realmente somos o que dizem? A maioria das coisas que as pessoas falam, o fazem sem conhecimento de causa, repetem o que ouvem sem refletir ou estudar. Mas como se mede a temperatura de uma igreja? A carta à Laodicéia fala de três coisas que definem a temperatura espiritual de uma igreja:

Obras: o versículo é muito claro. Cristo diz conhecer muito bem as obras que esta igreja realizava e no tocante às obras ela era uma igreja fria. Muitas pessoas pensam que o nível espiritual de uma igreja se mede pelo barulho que ela faz. Isto é um engano! Quanto mais vazia a lata, mais barulho faz. O que regula se uma igreja é quente ou fria são as suas obras e o trabalho que ela está prestando ao Reino. Portanto, não importa o quanto o povo grite ou se emocione. Se não tem obras, se não se preocupa com a evangelização das crianças, com o desenvolvimento do ministério dos crentes e com a pregação e comunhão, ela é uma igreja fria.  Lembramos que quanto menor o nível de conhecimento da liderança de uma igreja, mais barulho ela irá fazer.

Relacionamento: A igreja de Laodicéia não reconhecia seu estado. Era uma igreja de posses e riquezas, mas quando se tratava do relacionamento com Deus era ela pobre e miserável.Nada pode suportar a frieza no relacionamento, nem mesmo Deus. A igreja precisa ser orientanda a ter um relacionamento profundo e aquecido com o pai. É um grande erro pensar que somos igreja e que devemos nos relacionar com Deus somente nos momentos de culto. O Espírito Santo está dentro de nós. Precisamos nos relacionar com Ele 24 horas. Compreendemos então, que não é o barulho ou manifestações, mas o relacionamento de toda igreja, ou de cada crente individual que define a temperatura espiritual da igreja.

Dependência: Cristo aconselhou Laodicéia que voltasse a depender Dele (Apocalipse 3.18). A maior riqueza que um servo de Deus pode alcançar é a Graça. A graça, porém, exige dependência, pois ela é favor. Quem se considera rico não precisa de favor. Não importa o quão rico uma igreja seja nem os bens que ela possui. Se ela não vive na dependência de Deus ela é fria e pobre.

Conclusão: Para se aquecer novamente e sair do estado de mornidão, Cristo aconselhou que Laodicéia adquirisse três produtos importantes: Ouro refinado pelo fogo que representa Deus em sua divindade e pureza que se manifesta pela graça. Vestes brancas que apontam para a verdadeira justiça que não vem de nós e sim de Cristo. E colírio para que os olhos da igreja sejam abertos e ela perceba as reais necessidades do Reino. (Apocalipse 3.18). 

Share on facebook
Facebook
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on print
Imprimir

Escrito por: 

Adeneir Sousa - Pastor da Igreja Ammigo em Senador Canedo. CEO do projeto Ammigo Kids - Ministério com crianças.