A vida é para frutificação

A vida é para a frutificação

 Marcos 10.4-28

Cristo sempre usou as parábolas em seus ensinos. Trata-se da exposição de um fato ou histórias simples e resumidas do cotidiano que facilitavam a compreensão verdades espirituais profundas. Elas giravam sempre em torno do trabalho da época ou de acontecimentos do lar, ou seja, circunstâncias com as quais o povo da época estava habituado. O texto que estudaremos nesta lição é também uma parábola onde ele compara cada ciclo de uma planta, da semente até a frutificação para nos mostrar verdades do Reino de Deus.

A terra por si mesma se frutifica – Muitas vezes não tomamos posse de muitas bênçãos por não compreendermos esta verdade. Nem todas as coisas, fará Deus por nós. Já somos programados a ser abençoados e pela nossa fé podemos conquistar coisas grandiosas e inimagináveis. Por outra parábola já aprendemos que nosso coração é a terra que oferece condições e nutrientes para que a planta se desenvolva. Se as coisas não estão fluindo e levando-nos a ser terra infrutífera, precisamos analisar os nutrientes e situações que nosso coração oferece e verificar se são propícios para nossa frutificação. Quando se trata de nosso crescimento espiritual, precisamos entender que a terra por si mesma se frutifica, basta fé e atitude.

Primeiro a erva – A erva, ao mesmo tempo é um estado de avanço quando comparada à semente, mas que também representa perigo. Erva não é fruto. É no ciclo de erva que muitos se acomodam, pensam que estão fazendo muito ou que aquilo que fazem já é o suficiente. A Bíblia nos orienta sobre os perigos de uma erva que não consegue frutificar (João 15.2). Outro cuidado que devemos ter é com a exaltação (Mateus 23.12). Há muitos crentes que se apresentam como frutíferos, mas no fundo não passam de erva. É pelo fruto que se conhece uma árvore (Lucas 6.44-45).

Depois a espiga – O ciclo da espiga também não representa a frutificação, pois neste estágio a erva ainda pode morrer sem dar frutos. Mas é o ciclo que indica que a planta está pronta para frutificar. Muitos crentes rejeitam o agir de Deus quando pensam ser eles que têm o governo de quando estão, ou não, preparados. Quando um soldado vai para uma guerra ele expõem a diversas situações inesperadas para as quais nunca estará preparado, mas ele deve estar pronto para qualquer tipo de batalha. Somos da mesma forma. Nunca estaremos preparados para as grandes obras que Deus pode realizar, mas devemos estar sempre prontos para seu agir em nossa vida (2 Coríntios 8.12).

E por fim, o grão cheio na espiga – Este sim é um estado de frutificação. Independente se o fruto está, ou não, maduro, abre se um leque de oportunidades: Ele passa a servir tanto para sustento quanto para semente. Que seja esta a nossa consciência. Estejamos prontos para dar sustento fortalecendo e edificando vidas e também para levar a semente para aqueles que ainda não conhecem o reino de Deus.

  1. Como é aplicada a linguagem por parábolas?
  2. Explique o que aprendemos quando Cristo disse que a terra se frutifica por si mesma?
  3. O que acontece com a erva que não frutifica?

Share on facebook
Facebook
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on print
Imprimir

Escrito por: 

Adeneir Sousa - Pastor da Igreja Ammigo em Senador Canedo. CEO do projeto Ammigo Kids - Ministério com crianças.