Hebreus 11.1-2
A palavra “testemunho” é muito comum no meio cristão. Mas você sabe o que significa? Testemunhar é falar sobre algo que viu ou assistiu. Dentro do contexto bíblico significa provar algo que viveu ou vive. Qual foi o testemunho dos antigos? A história que eles deixaram e as coisas que alcançaram ficou registrado para nos dar a certeza de que: se eles fizeram, nós também podemos fazer, pois compartilhamos da mesma fé e servimos ao mesmo Deus.
Em nossos dias precisamos de atitudes de fé, pois o que Deus espera é que não vivamos somente de palavras vazias, mas que sejamos um testemunho vivo. Isto envolve aquilo que você é e o que tem alcançado como servo de Deus. Por isto vamos analisar dois pontos:
1). A forma como você vive deve ser condizente com a fé que você prega. Assim sendo, aprenda a cuidar de seu testemunho. Estamos falando aqui de um bom caráter, ótimo comportamento, postura e fidelidade que devem ser demonstrados, primeiramente para Deus, para a igreja em que congrega e para aqueles que ainda não foram alcançados, entre eles: parentes e amigos próximos, principalmente.
2). Aprenda a se posicionar em fé. A sua vida deve expressar aquilo que Deus é capaz de fazer para aqueles que O servem. Neste ponto, o que deve ser observado é a condução de nossa vida financeira. Precisamos administra bem o que temos para não vivermos sempre em tempos de miséria, necessitados e recorrendo a outros para nos ajudar. A Promessa de Deus é para nos fazer “emprestar a muitos, porém não tomar emprestado”, que sejamos “cabeça e não cauda”, que estejamos “sempre em cima e nunca embaixo” (Deuteronômio 28.12-13).. A forma como conduzimos nossa vida financeira condiz com nossa fé. Não podemos também ter uma vida familiar fracassada, vivendo sempre em crises conjugais e nem viver doentes, gastando tudo que ganhamos com remédios. Para lutar contra estes males temos a arma da oração com fé.
Conclusão: Dificuldades financeiras, problemas conjugais, doenças ou outras crises são consequências naturais da vida e podem também nos atingir, mas não devemos aceitar viver para sempre aprofundados nelas, por isso devem ser enfrentadas com fé (Salmos 91.10.12). Aprenda a se posicionar pela sua fé contra todos os males contínuos que nos cercam, crendo que Deus tem sempre o melhor, e nunca o pior para nós.
Perguntas para compartilhamento
- O que é testemunhar?
- O que a fé deve expressar?
- 3. O que deve ser condizente com a fé?