A fé depende de decisões pessoais

A fé depende de decisões pessoais

  1 Coríntios 03.09

As reuniões semanais da igreja exercem um papel fundamental na vida do cristão. É da igreja que vem o ensino, suporte, a integração e comunhão (Romanos 12.4-5), Porém, não podemos depender apenas do que acontece na igreja. Temos que entender que a fé não se limita apenas a uma declaração.  Além de estar nas reuniões da igreja, existem outras atitudes e decisões que precisamos colocar em prática sem nos descuidar delas. A vida cristã é comparada a uma escola, sendo assim, existem também as tarefas de casa que devem ser executadas.

As tarefas de casa apontam para a vida cristã em família. São coisas que nós mesmos escolhemos fazer para que o nome de Deus seja engrandecido em nosso lar. As tarefas de casa englobam: o tipo de música e filmes que apreciamos; as palavras que pronunciamos, o tratamento que oferecemos, as orações e estudo da Palavra feitos em família. Essas práticas diárias servem para que o Nome de Deus seja exaltado e atraia toda proteção para nós e para as pessoas a quem amamos.

Além de tudo que vivemos na reunião da igreja e dentro de nossa casa, há também as práticas pessoas. Cada pessoa deve ter uma vida devocional profunda. O que é vida devocional? São todas as práticas de adoração, oração e estudo da Palavra que promovemos em nosso dia a dia. As práticas pessoais voltadas para Deus são todas aquelas estruturas que o crente deve criar, no desenvolvimento de sua fé sem precisar da ajuda da igreja ou da família. São ações que ele deve decidir abraçar por si mesmo: Ex: jejuar um número de dias na semana, orar de madrugada, estudar um número de capítulos da bíblia, fazer uma campanha de oração etc.

A Bíblia nos traz diversos exemplos de pessoas que criaram suas próprias estruturas espirituais para nos ensinar a desenvolver o nosso próprio relacionamento com Deus. Ana mãe de Samuel (1 Samuel 1.9-11) Daniel (Daniel 6.10)(Jó 1.5). Passamos por muitas lutas e quase todas delas trazem o intuito de nos fazer crescer. Nossa maturidade começa quando aprendemos travar nossas próprias batalhas com Deus.

Conclusão: Há uma grande diferença entre o crente forjado na igreja e o cristão forjado em Deus. Por mais que seja de qualidade, somente a reunião da igreja nunca será suficiente. Da mesma forma que não conseguimos viver apenas comendo macarrão instantâneo, também não podemos sobreviver com leituras e orações de três minutos feitos só durante a reunião da igreja. A igreja pode até oferecer material de qualidade, mas quem escolhe onde e como edificar sua casa espiritual é você. Está edificando sobre a rocha ou sobre a areia?

Perguntas para compartilhamento e reflexão sobre a lição

  1. De acordo com a lição, a que a vida cristã é comparada?
  2. Quais são as tarefas de casa do cristão?
  3. Explique o que é vida devocional

Share on facebook
Facebook
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on print
Imprimir

Escrito por: 

Adeneir Sousa - Pastor da Igreja Ammigo em Senador Canedo. CEO do projeto Ammigo Kids - Ministério com crianças.