A confiança em Deus é uma escolha pessoal
Salmos 27. 1-5
Somos seres extraordinários capazes de criar dentro de nós um universo paralelo ao que vivemos. Temos nossos medos, anseios, crenças e o poder de escolher até em quem confiamos. Davi era servo de Deus e neste Salmo, fez a declaração de tudo o que ele realmente era. Aprendemos neste texto que ele decidiu colocar em Deus toda sua confiança. E você? Em quem confia?
Davi apresenta Deus como uma luz. O que a luz representa e o que pode nos dizer? A luz nos permite enxergar a realidade de todas as coisas ao nosso redor, assim passamos a ver os acontecimentos da forma como eles realmente são. A luz nos mostra caminhos e saídas e nos traz qualidade de vida, tanto no mundo físico quanto no espiritual. A luz, quando referida na Palavra de Deus, aponta para Jesus que é a luz do mundo (João 8.12)
A confiança em Deus é uma escolha pessoal
Davi atribui sua salvação a Deus – A salvação é para quem reconhece que precisa dela. Ninguém pode ser salvo se não estiver debaixo de ameaça ou correndo riscos de perder sua vida. Não fomos salvos de qualquer coisa. Fomos salvos porque estávamos em um perigo extremo, o de passar a eternidade na perdição e no sofrimento (Mateus 14:29,30).
Davi coloca Deus acima de seus adversários – Ele olhava seus adversários a partir do conhecimento que tinha de Deus, pois era em Deus que ele confiava. Desta forma, enfrentava seus inimigos sem se afastar da convicção que sempre teve. Para ele, não interessava a força ou a valentia dos adversários. Ele sabia quem era Deus e isto, era o suficiente (Salmo 44.7).
Davi colocou Deus como a força de sua vida. Era Deus quem renovava Davi. Deus era também a sua fonte de inspiração. Vinha de Deus a fonte de forças que Davi sempre buscava e quando todos pensavam que iam ver Davi derrotado ele renovava forças em Deus e se punha de pé. (Salmo 40.2)
Conclusão: Às vezes corremos de um lado para outro em busca de proteção para nossa vida e nossos familiares e nem nos lembramos de que a fé é nossa mais poderosa arma. Aprendemos com Davi que quando reconhecemos tudo aquilo que Deus representa em nossa vida nos sentimos protegidos. Não têm inimigos, nem adversários para aqueles que conhecem e se refugiam na força do Senhor.
Perguntas de reflexão e compartilhamento da lição
- Em quem Davi colocava toda sua confiança?
- Segundo a lição, o que a luz nos permite?
- Como Davi olhava seus adversários?