Hebreus 11.04
Abel nos fala de uma fé inteligente: A fé tem que ser acompanhada de um raciocínio que nos conecte com a vontade de Deus. O que adianta ter uma fé poderosa se ala não aciona o agir de Deus? Deus age, quando o que se busca está dentro de sua lei e de acordo com sua vontade. Abel não fez nada mais, além de buscar, no mundo espiritual, qual a adoração que agradasse o coração de Deus. A fé não pode se adequar ao conforto de nossa vontade, pelo contrário, ela pode até nos colocar numa situação de desconforto, pois o foco tem que ser agradar a Deus sempre (Gênesis 4.4).
Abel nos fala da justificação correta: Ele não foi justificado por ter feitou um sacrifício, mas sim pela natureza do sacrifício, que apontou para a morte de Cristo. Pense nisto e pare de cobrar de si uma perfeição que nunca terá. Fé é aceitar que o sacrifício de Cristo é suficiente. No sacrifício de Cristo há elementos que estão muito além de sua força e capacidade: O amor incondicional de Deus, a disposição de quitar uma dívida não Dele e a entrega de Cristo, para que o amor de Deus fosse revelado, Isto basta para Deus para nos justificar (1 Coríntios 6.11). Cabe a nós apenas buscar nossa posição de vitoriosos em Cristo desfrutando do amor e perdão de Deus.
Abel nos fala da necessidade da excelência: Aqui não estamos aprendendo sobre a qualidade do que foi oferecido, mas sobre a dimensão do sacrifício. A Bíblia não diz que foi melhor, ela diz que foi maior (Hebreus 11.4). Estas proporções nos ajudam na caminhada. Você não tem que ter uma fé igual ou melhor do que a de ninguém. O que deve procurar é fazer coisas grandes para o Senhor oferecendo sempre excelência no que realiza. Isto vale também para nossa jornada com Cristo. Ela não tem que ser sempre boa precisa ser longa, ou seja, duradoura. Não se canse!
Abel nos fala da imortalidade por causa da fé: Abel foi assassinado pelo irmão, mas até hoje ainda fala, ou seja, seu testemunho foi imortalizado. Nossa fé não deve ser só em busca do que é material ou bênçãos nesta terra. Tem gente jogando fora uma oportunidade eterna por se apegar demais a coisas insignificantes. Seja responsável nas tuas coisas, mas reserve tempo para te tornar imortal. Deus tem um Reino para entregar àqueles que creem em suas promessas e este reino é eterno. Não perca tempo com uma fé terrena, pois tudo que é terreno é também passageiro. O Sacrifício de Abel nos fala sobre o foco correto, buscai em primeiro lugar o Reino de Deus (Mateus 6.33), pois é isto que te tornará imortal. “Aquele que crê em mim, ainda que esteja morto viverá (João 11.25).”
Conclusão: Abel foi morto por ter oferecido a Deus um sacrifício excelente. Porém Deus não deixou que sua história e seu testemunho fossem apagados pelo tempo. Que esta história nos inspire a fazer sempre o nosso melhor, dentro de nossas possibilidades. Não queremos ter uma vida ou uma fé que não toque o coração de Deus.
Compartilhamento e reflexão sobre a lição:
1. O que fé inteligente?
2. Para quê apontava o sacrifício de Abel?
3. O que é uma fé terrena?