Devocional Outubro profético: 21/31: A oração de Ana

A oração de Ana nos chama atenção não apenas pela intensidade de sua dor, mas pela entrega e confiança demonstrada em Deus. Ana, que desejava tanto um filho, não fez um pedido simples. Sua oração foi marcada por condicionais, que mostram uma profunda maturidade espiritual. Ela disse: “Se ouvires atentamente a oração da tua serva, da tua serva te lembrares e de tua serva não te esqueceres…” Com isso, Ana demonstrou que estava disposta a fazer algo além de pedir; ela queria oferecer o fruto de sua oração de volta a quem bondosamente o concedeu.

Os “Ses” da oração de Ana são “condicionais” proféticas poderosas porque nos revelam uma disposição de agir em resposta de gratidão a uma possível vitória. Ana compreendeu a necessidade de se dirigir a Deus da mesma forma como Ele se dirige aos seus filhos. Ele também aplica condicionais, observe: “Se o meu povo que se chama pelo meu nome se humilhar, buscar a minha face e se converter, eu ouvirei do céu…’’;   “Se Ouvires a voz do Senhor teu Deus, tendo o cuidado de guardar todos os seus mandamentos…” Ao mesmo tempo que pediu, Ana prometeu seu filho para servir ao Senhor por todos os dias de sua vida. Condicionais na oração eliminam todo o egoísmo, pois não se trata apenas de pedir algo para nós mesmos, mas de oferecer algo em troca, em gratidão, desapego material e entusiasmo.

Hoje: Assim como Ana, precisamos implementar condicionais em nossas orações, compreendendo que a oração não é apenas um meio de conseguir algo, mas também uma oportunidade de fazer propostas a Deus, entregando nossos desejos e resultados em Suas mãos.  

Frase para seu dia: “Todos os dias Deus olha para nossas mãos e pergunta: ta servindo? Em quê você está me servindo?”

Leitura: 1 Samuel 1.11; Crônicas 7.14; Deuteronômio 28.1.

Escrito por: 

Adeneir Sousa - Pastor da Igreja Ammigo em Senador Canedo. CEO do projeto Ammigo Kids - Ministério com crianças.