Os sonhos de José

Gênesis 37;08


Todos já ouviram de alguma forma, a história de José: O hebreu que foi vendido como escravo por seus próprios irmãos. Desta história podemos tirar muito aprendizado para nossa vida. Nesta lição, porém, nos deteremos em apenas três verdades muito importantes para que nossa vida e carreira sejam de sucesso:


1). Nunca pare de sonhar e jamais compartilhe seus sonhos com que não são capazes de sonhar. (Gênesis 37.8) Os sonhos servem para nos motivar a seguir sempre em frente.  Uma pessoa que não sonha se torna sem brilho, sem expectativa de conquistas maiores. O pior de tudo é que a pessoa sem sonhos, jamais irá torcer para que seus sonhos se tornem realidade, pois ela nunca entenderá o que te motiva. Sonhos são silenciosos para que você sonhe no secreto evitando ao máximo gerar inveja nas outras pessoas. Saiba que há coisas que somente Deus tem poder de fazer ou tornar realidade.


2). Creia sempre.  José não teve uma vida fácil depois que foi vendido, indo parar no Egito.   Passou por diversas provações mas mesmo assim nunca deixou de acreditar no que Deus tinha para ele. Mas antes foi escravo, prisioneiro, servo e só depois de tudo isso chegou ao cargo de governador do Egito. Aprenda com José a usar tudo que for contrário ao que você sonha, para te motivar. Não permita que coisas ruins ou negativas te derrubem ou mesmo te desanimem na caminhada. Não pense em retroceder, pois Deus sempre nos molda para depois, entregar aquilo que foi prometido. (Gênesis 39. 2-4)


3). Aprenda a perdoar. O momento mais lindo da história de José é a parte do perdão. Por muitos anos José ficou longe de seus familiares. José sabia muito bem que todas as coisas que lhe aconteceram de ruim foram meios que Deus usou para honrá-lo e abençoar. Mesmo entendendo estes motivos e sem rancor ou mágoa, no reencontro com seus irmãos José chorou de forma tão intensa que todo Egito ouviu o seu pranto. Aquele foi um choro libertador. Todos sabiam que  naquele momento o verdadeiro perdão aos seus irmãos estava sendo liberado por parte de José. (Gênesis 45.1-2).


Ao ver todos os seus irmãos ali, bem na sua frente, José poderia ter se vingado, mas ao invés da vingança, preferiu o amor dos seus irmãos e os perdoou, fazendo com que toda aquela maldição de contenda instalada  sobre a sua família fosse quebrada. Perdão em qualquer circunstância significa libertação. (Mateus 6 14)


Conclusão: mantenha seus sonhos sempre vivos, coloque-os todos os dias na presença do senhor e peça o Espírito Santo para te ajudar na realização deles. Jamais deixe que as coisas ruins mudem o rumo de sua história. Tenha um coração sempre disposto a perdoar.



Compartilhando a Palavra

1. Qual foi um dos primeiros momentos trágicos da vida de José?

2. Segundo a lição, para quê servem os sonhos?

3. O que José preferiu no lugar da vingança?



Escrito por: 

Adeneir Sousa - Pastor da Igreja Ammigo em Senador Canedo. CEO do projeto Ammigo Kids - Ministério com crianças.