João 8:31
A rapidez das mudanças nos testa constantemente, tentando nos convencer de que nada é bom por muito tempo. Essa pressão, combinada com a característica humana de sempre desejar mais, tem levado muitas pessoas ao fracasso em diversas áreas da vida.
A busca incessante pela felicidade tornou-se o objetivo de vida para muitos, que ainda não descobriram que não são as conquistas que a produzem, mas a satisfação com cada uma delas. Quando a satisfação desaparece, o elo com a felicidade se rompe. Portanto, o satisfeito que vive em um barraco na favela é mais feliz do que o insatisfeito que vive em um palácio, porque o maior segredo é: P E R M A N E C E R. O diabo tirou tudo de Jó, mas ele terminou sua vida feliz porque permaneceu fiel a Deus. Como está escrito: “E assim abençoou o Senhor o último estado de Jó, mais do que o primeiro” (Jó 42:12).
Permanecer – Significado. É a junção dos termos per e manere. “Per”, do grego (através), traz o sentido mais profundo e elevado de uma ação. Você pode ter feito algo, mas o “feito” pode não ter sido “perfeito”. Um homem “seguiu seu destino”, enquanto outro “perseguiu seu sonho”. O amor nos ensina a “doar”, mas muitas pessoas não sabem “perdoar”. “Manere”, também do grego, traduz-se como: ficar, manter-se. Permanecer significa: continuar, aguentar firme, ir até o fim. Jesus disse: “Se vós permanecerdes na minha palavra, verdadeiramente sereis meus discípulos” (João 8:31). O grande desafio de nosso tempo é permanecer. A cada dia, as pessoas encontram mais dificuldades para manter suas convicções e compromissos.
Um Exemplo de Perseverança. Dos meus irmãos, teve uma que, de todos, foi a mais feliz. Viemos de uma cidade muito pequena, onde, de qualquer ponto se poderia ver seu final. As necessidades chegaram, e os demais irmãos partiram. Com muita dificuldade seguiu seus estudos, viu a cidade se emancipar, prestou um concurso, aposentou-se com menos de 50 anos. Hoje viaja pelo Brasil com o esposo. Tudo porque ela permaneceu. Permanecer não é acomodar-se; é manter-se focado nas suas convicções, enquanto lança raízes profundas aonde foi plantado por Deus. Como está escrito: “Mas aquele que perseverar até o fim será salvo” (Mateus 24:13).
Permanecer no Mundo de Hoje. As pessoas não permanecem muito tempo em empresas por vários fatores, e nem mesmo as empresas, conseguem se manter no mercado por muito tempo. As relações interpessoais estão cada vez mais superficiais e descartáveis. Vivemos na era dos relacionamentos líquidos, onde laços fortes deram lugar a tudo que é passageiro. O casamento, por exemplo, requer paciência, compromisso mútuo e o desejo de construir algo em comum, mas em nome do que se entende por felicidade, já não são muitos, os que permanecem casados.
A Cultura do Desprezo pelo Permanecer – Hoje, as opções mais usadas são: não responder, não atender, ignorar, bloquear e cancelar. Não há uma permanência no que ensina a Bíblia sobre comunhão e amar uns aos outros. Se essa cultura do desprezo pelo “permanecer” prosseguir, ela invadirá nossa vida e nos destruirá. Portanto, permanecer é mais do que resistir; é prosperar. É encontrar força na constância, esperança na perseverança, e, acima de tudo, é viver plenamente em Deus, onde a verdadeira felicidade reside.
Conclusão: Quem não consegue permanecer em coisa alguma, certamente não conseguirá permanecer em Deus, uma vez que Ele é o caminho, a verdade e a vida, ou seja, Ele é tudo em que devemos prevalecer. Surpreendentemente, há um segredo que muitos desconhecem: Permanecer em Deus transforma todas as áreas da vida. Como disse Jesus: “Eu sou a videira; vós, as varas. Quem permanece em mim, e eu nele, esse dá muito fruto; porque sem mim nada podeis fazer” (João 15:5).
Compartilhamento: Nosso momento de compartilhamento, neste dia, traz um confronto: você está preparado para permanecer mais 10 anos na caminhada com Cristo, se preciso for? Nossa oração é para que Deus nos dê forças para permanecermos firmes na caminhada (Hebreus 10.38).