As chaves para o desenvolvimento no ministério

1 Timóteo 1.6-7

Embora nosso alvo seja a salvação, há um impulso quase impossível de ser ignorado, que é o chamado ministerial. Aqui na terra, ele grita mais alto do que a empolgação pela salvação, uma vez que a jornada ministerial é uma etapa a ser cumprida pelos salvos. O ministério é o mecanismo espiritual através do qual os salvos geram outros salvos.

Clareza e convicção – Todos fomos chamados. Precisamos ter claro em nossa mente que esse chamado não foi para o espetáculo, e sim para uma missão eterna e gloriosa, embora, às vezes, sofrida. Paulo diz que Deus separou uns para apóstolos, profetas, pastores e mestres. Ele ensina que estes ministérios são designados ao aperfeiçoamento dos santos, (Efésios 4.11-12) e na carta aos Coríntios, o mesmo Paulo afirma que há “diversidade de dons e ministérios e que o Senhor opera tudo em todos.” (1 coríntios 12.4-5) No livro de Atos dos apóstolos, há o relato de mulheres que choram pela perda de Dorcas. Era uma mulher muito útil à igreja, pois tinha descoberto seu chamado (Atos 9.39-40).

Disposição e disponibilidade. A palavra ministério significa ofício. Todo ofício útil para avanço, manutenção ou crescimento da igreja é um ministério (Mateus 10.42), os mais preciosos são os invisíveis aos olhos dos homens (Colossenses 3.23-24). Todo ministério envolve recompensa. Na glória, nem todos os salvos serão recompensados. A indisposição e a indisponibilidade terão custos no Reino de Cristo (Lucas 12.48).

Disposição e cura – A doença na alma é uma brecha oferecida ao inimigo que ele usa para gerar vitimismo, insubordinação e defraudação que afeta todo o Corpo propósito do Cristo.

Disposição e humildade. A humildade é o combustível da disposição. É preciso ter humildade para ser ensinado, corrigido e tratado.

Disposição e fidelidade. A fidelidade é única prova de nosso compromisso e envolvimento com a missão que nos foi dada. A avaliação da fidelidade começa no pouco. Esteja alerta quando for requerido um pouco de tempo, um pouco de paciência, investimento ou caminhada.

Conclusão: todos são chamados para um propósito com formato de ministério.Compartilhamento

Share on facebook
Facebook
Share on whatsapp
WhatsApp

Escrito por: 

Adeneir Sousa - Pastor da Igreja Ammigo em Senador Canedo. CEO do projeto Ammigo Kids - Ministério com crianças.