Salmos 125.1-2
Deixar-se abalar é um dos principais males do ser humano. Somos atingidos, por vezes, na área financeira, relacionamento conjugal, no campo profissional e até atacados por forças espirituais. São muitas as situações que nos deixam conturbados e há abalos que podem, inclusive, trazer doenças ou traumas irreversíveis à nossa vida. O maior mal nem está nas lutas e adversidades, mas nos estragos que deixam em nossa alma.
Vivemos em dias de grande aperto financeiro, de filhos que se perdem, de casamentos que não sobrevivem às crises e de estresse devido ao trabalho. Os relacionamentos estão cada vez mais complicados. Mas o que causa tudo isto? Tudo vem dos corações que estão cada vez mais abalados por problemas que se acumulam. Os descontentamentos vão se multiplicando em uma “bola de neve” que deixa mais pessoas abaladas por onde passa. Temos capacidade para vencer a perda de um familiar, a perda de bens e até da saúde, mas jamais poderemos vencer as consequências de um coração abalado pelo medo, pela incerteza ou pelo desespero.
Será que quem serve a Deus também está sujeito a lutas e problemas? Claro que sim. Jesus disse que no mundo enfrentaríamos aflições. O mundo é cheio de problemas e incertezas. A Bíblia conta a história de Jó, que passou por grandes tempestades. Em um curto espaço de tempo, perdeu todos os seus filhos e filhas em um acidente terrível, perdeu todos os servos e rebanho em um ataque do exército inimigo e todo o patrimônio que levou uma vida para construir se acabou repentinamente. Ao saber de estas catástrofes, Jó, simplesmente, rasgou suas vestes, raspou a cabeça, lançou-se ao chão e adorou ao Senhor, dizendo: “Nu sai do ventre de minha mãe e, nu, para lá voltarei! Bendito seja o nome do Senhor!” (Jó 1.14-21).
Os problemas nos atacam de maneira feroz, assim como atacam as pessoas que vivem sem Deus, mas há uma diferença: Deus nos guarda da pior parte dos problemas e das crises e não permite que nosso coração se abale. Quando estamos nos abatendo Ele entra com consolo e socorro e nos asseguram rapidamente, que dias melhores virão, e que, de tudo que perdemos, ganharemos muito mais. (Josué 1.9).
Conclusão. A Bíblia diz que: os que confiam no Senhor são como pedra, ou seja: como os montes de Sião que não se abalam, podem até passar por problemas, mas não são derrotados por eles. Lembre-se: o mal não é o problema, mas o estrago que faz em nossa alma pode ser.
Compartilhamento: Explique que todos passam por problemas e afirme que quem serve a Deus não pode ser abalado, pois estão firmes como os montes de Sião. Pergunte aos presentes se tem algo abalando seus corações e os convide a colocar seus problemas aos pés do Senhor. Quando Deus toma nossos problemas, não precisamos ficar abalados.