Fases da maturidade espiritual

Fases da maturidade espiritual

Coríntios 13.11

A maturidade é o acúmulo de experiências e aprendizados que aos poucos a vida vai nos proporcionando. Nada pode ser pior do que conviver com pessoas imaturas, por isso, no mundo espiritual, torna-se necessário que todos ajam com maturidade (Tiago 1.5).

A maturidade nada tem a ver com a quantidade de aniversários que uma pessoa tenha acumulado. É fácil encontrar idosos imaturos e, em contrapartida, jovens muito maduros. Uma pessoa madura sabe que não tem poder sobre todas as coisas, compreende que nem sempre sua visão dos fatos é a mais adequada e tem, por certo, que não é sabedor de todas as coisas. A vida cristã é cercada de mistérios e de verdades muito profundas, mesmo assim, é muito fácil encontrar pessoas achando que muito rapidamente estão aptas a compreender todas as formas do agir de Deus. Para sermos mais maduros espirituais, hoje estudaremos as fases da maturidade.

Primeira fase – Interesse. Geralmente, os seres humanos agem sob duas perspectivas: interesse ou necessidade. Neste ponto, precisamos compreender se nos aproximamos do Pai por alguma necessidade que queremos ver suprida ou por estarmos interessados em seu amor, cuidado ou ensino. Que devido a uma necessidade, acaba abandonando o Senhor quando a necessidade passa. O interesse do qual estamos falando é uma sede profunda de Deus (Salmo 42.1-5).

Segunda fase – Busca. A busca é a primeira ação após a atração pelo interesse. Não alcançaremos nenhum nível de maturidade se não nos dispomos a buscar ao Senhor, permitindo que seu espírito cresça em nós. Deus tem prazer naqueles que O buscam (Jeremias 29.13). A Palavra nos ensina que Deus nunca desampara aquele que O Busca (Salmo 9.10).

Terceira fase – Governo do Eu. A maturidade nos ensina que somos cercados de fraquezas e que precisamos vencê-las a cada dia. É no “eu” que se esconde a maioria de nossas fraquezas. Muitas pessoas pensam que a fraqueza é um sinal para que elas desistam, nisto pensam que não são capazes de prosseguir ou serem produtivas. A fraqueza, de fato, é um sinal de alerta, não para desistência, mas para uma retomada de forças, assim, nos fortalecemos a cada queda.

Quarta fase Sustento, Nesta fase cresce a busca por alimentos cada vez mais sólidos. Nossas raízes precisam estar cada vez mais firmes no Senhor e na vivência de sua Palavra. Não podemos ser guiados por tendências ou modismos, pois estes terminam sempre em religiosidade. O sustento pela Palavra vem quando demonstramos atenção ao que ela diz sobre cada um de nossos atos. Principalmente quando se trata de nossa intimidade com Ele (Mateus 6.6).

Quinta fase –Frutificação. Esta é a melhor fase da maturidade. É nesta fase que Deus faz com que nossa vida seja uma benção para outras pessoas. Aqui compreendemos duas verdades poderosas: que somos escolhidos e designados a dar frutos que sejam permanentes (João 15.16-17).

Compartilhamento – Você sente que está sendo imaturo em alguma área de sua vida? Entende que precisa analisar um pouco mais seus posicionamentos espirituais? Vamos orar para que nossa fé seja sustentada por atitudes maduras.

Share on facebook
Facebook
Share on whatsapp
WhatsApp

Escrito por: 

Adeneir Sousa - Pastor da Igreja Ammigo em Senador Canedo. CEO do projeto Ammigo Kids - Ministério com crianças.