Guarde teu coração
Provérbios 4.23
Salomão quis nos ensinar que, assim como precisamos cuidar do coração para termos vida física, precisamos nos guardar de emoções, pensamentos e sentimentos que podem nos levar à morte espiritual. Guardar o coração significa não se afastar da razão.
Há momentos em que não sabemos identificar se estamos agindo ou decidindo com o cérebro (mente) ou com o coração (emoções). Embora sejamos muito preocupados com o que as pessoas pensam a nosso respeito, é preciso compreender que derrotas ou vitórias nada têm a ver com o conceito que você ou que as pessoas têm a seu respeito, tem a ver com cada momento de sua existência. São as emoções ou como lida com elas que vão te construindo ou destruindo.
Nossa principal lição hoje é: treine para lidar com suas emoções! Aprenda a administrar os seus impulsos! (Discuta com o grupo se isto é possível e qual a maneira de fazer.)
Hoje aprenderemos juntos que…
1). As emoções nos transfiguram.
A transfiguração acontece quando mudamos nossa feição ou comportamento. Rapidamente fugimos de um estado de delicadeza para uma postura tóxica. O fato é que emoções mal administradas mudam a nossa “cara”. Isso é um problema. Pois a insatisfação pode ser sua, mas o seu rosto é do mundo.
Tente imaginar suas reações quando está conversando com um bebê ou com o chefe de trabalho. Quando está fazendo algo que te dá satisfação ou raiva. Quando está com ânimo ou morto de preguiça… Nosso grande problema é que não aprendemos ainda a ser agradecidos pelas boas coisas que temos. Diante de tudo, demonstramos insatisfação. Nem mesmo vivemos a salvação com a cara de quem já foi alcançado pela graça de Deus. Nossa face, em muitos casos, é de quem está ainda na condenação ou vivendo no inferno.
2). As emoções podem roubar nossa energia.
Você entra todo motivado em um projeto, com a certeza de ser ele a razão de sua existência. Com o tempo, as emoções vão minando de tal forma suas forças que chegam a um ponto que você não suporta permanecer. Acontece também na profissão, sentimentos e caminhada com Cristo. Emoções indisciplinadas nos fazem viver amuados, sem disposição para conquistar o que Deus tem para nós.
3). As emoções mal administradas afetam a espiritualidade.
Em nossa jornada, não planejamos a derrota, mas o fato é que elas acontecem por conta de momentos. Chegam ao exato ponto em que perdemos o controle do que estamos sentindo. Portanto, não importa o quanto você esteja sendo impactado por esta palavra, o poder, a unção ou o ministério. O que vai decidir sua jornada com Deus é o que entrará em teu coração, de positivo ou de negativo, a partir de hoje.
Conclusão: Quando a Bíblia diz que um dos frutos do espírito é o domínio próprio, a isto podemos chamar também de equilíbrio das emoções ou temperança. Não há nenhum tipo de maturidade em qualquer área de nossa vida enquanto não encontramos o equilíbrio.
Compartilhamento: Você tem dificuldades em controlar suas emoções? Esse desequilíbrio permanece por muitos dias até se tornar destrutivo? Você acredita que pode desenvolver o fruto do equilíbrio? Terminar a lição com oração em busca de vitória sobre os males emocionais.