Evangelho: conteúdo e vida

Evangelho: conteúdo e vida

1 Coríntios 11.28

Como está sua vida? A pergunta abrange o aspecto do desenvolvimento espiritual. O tempo é oportuno para está analise, mas como nos analisamos?

Mesmo sabendo que a Bíblia nos orienta a não confiar no próprio coração (Jeremias 17.9) normalmente fazemos autoanálise é o resultado é sempre o que afirma que estamos muito bem ou, ainda, que o que fazemos em prol do Reino, já é muito.

Há dois textos na Bíblia que solicita ao homem uma autoanálise (1 Coríntios 11.28; 2 Coríntios 13,5). Ambos, porém, não pedem uma análise de como anda nossa espiritualidade. Um dos textos nos manda examinar se estamos discernindo o corpo, no caso, a igreja e nossas obrigações para com o Reino; o outro nos conduz a avaliar se estamos ainda na fé. Há apenas uma forma segura para o homem avaliar seu desenvolvimento espiritual: através da Palavra (Hebreus 4.12).

O primeiro passo é compreender o que é o evangelho. Esta Palavra poderosa, cujo significado é “Boas novas” aponta para os quatro primeiros livros do Novo Testamento, mas vai muito além: Ela representa toda a Palavra Salvadora nos dada por Deus.  O apóstolo João aponta esta palavra como “Verbo” e mostra que o verbo é Jesus (João 1.14) Sendo assim, quando falamos da Palavra, mencionamos o próprio Jesus (João 14.6).

O fato é que o evangelho está entre nós de duas formas: para uns ele é apenas um conteúdo que fala de Deus. Vivemos um tempo em que as pessoas estão entupidas de conteúdo sagrado. Não conseguem avançar para além de um evangelho literal, que há muito, efeito nenhum faz em suas vidas. Recebemos milhares de versículos bíblicos, partes de pregação e música em abundancia falando de Deus, mas em tempos de conteúdo, não vai além disto. É muito conteúdo e pouca prática.

Tudo que é literal, não passa de letras que permanecem no local em que foram lidas. O Evangelho não é literal, ele é vida! (João 6.63).  É importante que você saiba que a Palavra de Deus é algo poderoso ao seu dispor e se ela é mantida viva em seu interior, então você verá e viverá o poder Dela. Este é o questionamento: O que tenho ouvido e aprendido sobre Deus está me movendo?  Tenho a vida de Deus em mim ou não passo de um consumidor de conteúdos com dependência emocional de ir aos cultos?

Conclusão: O que vem de Deus não é para ser armazenado. Todo poder e todo ensino que Dele vem, deve ser posto em prática. Sabe que realmente vai fazer toda diferença em momentos de lutas, decisões conflitos? É o que você tem recebido de Deus. Não há segredos para uma vida abençoada, há caminhos: A Palavra revela o caminho, Cristo é o caminho.

Perguntas para reflexão e compartilhamento da lição:

1. Por que a Bíblia orienta a não confiar no nosso coração?

2. Aprendemos que o evangelho está entre nós de duas formas, quais são elas?

3. O que devemos fazer com o poder e ensino que vêm de Deus?

Share on facebook
Facebook
Share on whatsapp
WhatsApp

Escrito por: 

Adeneir Sousa - Pastor da Igreja Ammigo em Senador Canedo. CEO do projeto Ammigo Kids - Ministério com crianças.