Coragem para confiar
(Por Débora Kelley)
Josué 1.9
Precisamos conhecer nossos medos para confrontá-los. O medo e o orgulho são emoções que nos paralisam. Ambos agem em nosso interior de várias maneiras. Temos medo da morte, medo da loucura e um medo terrível de falar em público. O orgulho também trabalha em nós de forma maléfica, nos levando, inclusive a pensar que não precisamos de Deus.
Essas duas emoções são raízes que acabam dominando nosso comportamento e agem em forma de pensamentos que dominam nossa mente. São diversas formas de pensamentos que não vem de Deus, mas que acabamos por dar ouvidos. Nossa oração deve ser constante para que possamos vencer as tentativas do inimigo de nos prender por pensamentos de medo e orgulho.
Por que Deus nos pede para ter coragem? Nós temos uma tendência de sermos rebeldes aos princípios de Deus. Mas saiba que é sobre o espírito de coragem, e não pela paralisia do medo e do orgulho, que Deus nos garante a Sua presença poderosa. (2 Timóteo.1:7) O significado de coragem no dicionário estão todos ligados à ação, são eles: bravura em face do perigo, desembaraço, ousadia, resolução, perseverança, constância e firmeza.
A Bíblia diz: “Se você fica desesperado quando tem que enfrentar muitos problemas, você é um fraco, um pobre coitado”. (Provérbios. 24:10) e complementa: “Quem é fraco numa crise é realmente fraco” (Provérbios. 24:10). Alguém que tenha coragem, ainda poderá sentir medo; mas, através do poder de Deus ele poderá agir com confiança. Então, permita que a sabedoria e o poder Deus dirijam a sua vida e não a lógica humana.
Creia sempre e declare que Deus não depende da sua falta de recursos, instrução ou dos cursos que você poderia fazer. Ele depende da sua coragem para obedecê-lo! Quando obedecemos a Deus com coragem, os recursos surgem. Portanto, pare de olhar para si mesmo como um coitado, vítima, como alguém perseguido ou sem muitas chances na vida. Coloque-se ao lado de Deus e confie na Sua bondade. Tenha coragem para confiar , pois a Palavra de Deus mantida no coração, conduzirá a uma vida bem-sucedida (Josué.1:7).
Como desenvolver sua coragem em Deus? Substitua os seus pensamentos pelos do Senhor e os aceite como desafios a serem praticados; lembre-se dos momentos em que você já experimentou a fidelidade de Deus agindo a seu favor e Procure exemplos históricos e bíblicos de coragem, pois eles renovarão a sua fé e lhe trarão inspiração.
Outro fator que te ajudará a desenvolver coragem é se perguntar, antes de qualquer ação de rebeldia ou covardia, questione se: “Se eu não obedecer a Deus, o que acontecerá?” Se aplique a confiar que a presença de Deus é algo real, confie na promessa de ter Sua presença em todos os momentos (Josué 1.5).
Conclusão: Confie no SENHOR. Tenha fé e coragem. Confie em Deus, o SENHOR. (Samos.27:14); comece a desenvolver a prática de substituir os sentimentos negativos por ações positivas. Um bom começo é transformar o medo em fé e o orgulho em coragem.
Perguntas para reflexão e compartilhamento da lição:
1). Quais são as emoções que nos paralisam?
2) .O Que acontece quando obedecemos a Deus com coragem?
3). O que devemos nos perguntar antes de qualquer ação de rebeldia ou covardia?