Indisponíveis para Deus

A indisponibilidade é um bloqueio de alma que faz com que a pessoa nunca esteja disponível para se entregar a qualquer relacionamento ou intimidade, inclusive com Deus e com a igreja.

Pessoas emocionalmente indisponíveis estão por toda parte. Elas são capazes de trabalhar anos em uma empresa sem nunca estar disponível para ela, elas tem amigos, mas nunca estão disponíveis para amizade, namoram sem estar disponíveis. São capazes de estar casadas, mas nunca disponível para se relacionar com o cônjuge. Há também os que estão na igreja, porém totalmente indisponíveis para Deus (João 4.23).

Onde tudo começa? Foi o pecado que gerou a imperfeição nos sentimentos humanos. Com sentimentos imperfeitos os relacionamentos também se tornaram imperfeitos e não satisfatórios. O diabo violou os sentimentos de Eva, fazendo com que ela olhasse para Deus de forma diferente e passasse a duvidar de seu comando. Eva fechou o coração para Deus, fez com que Adão também pecasse e ambos se tornassem indisponíveis para  Deus (Gênesis 4.8).

A origem da indisponibilidade em nossos dias. É de nossos primeiros anos que trazemos os maiores problema para nossas vidas. Os traumas e decepções vão mudando nossa forma de enxergar o mundo e as pessoas. Vem de relacionamentos não satisfatórios, de necessidades emocionais não supridas e das frustrações, a maioria dos bloqueios que nos travam e atormentam. Da mesma forma, são os sofrimentos profundos da alma que nos roubam a capacidade de lidar com nossas emoções. O diabo aproveita estes fatores e viola nossa mente para nos afastar cada vez mais de Deus (1 Pedro 5.8).

Quais são os sintomas da indisponibilidade? Os mais comuns são: instabilidade emocional levando a pessoa oferecer uma “pá de areia em um dia e no outro uma pá de cal”, ou seja, nunca sabemos como a pessoa irá nos tratar amanhã. São vazias e todos seus relacionamentos são superficiais, falam muito de si mesmas, não se importam com os outros; tem dificuldade de expressar suas emoções, foge de qualquer tipo de intimidade; não se permite ser amada. Dá mesma forma como agem com as pessoas acabam agindo também com Deus.

Como se relacionam com Deus. Deus nos deu o mandamento de amá-lo sobre todas as coisas e ao próximo, para tratar uma de nossas grandes dificuldades (Lucas 10.27). A dificuldade de amar.  Deus nos coloca em um triangulo. De um lado está nosso próximo, do outro nós mesmos e fechando o triangulo está Deus. Quando não aprendemos a amar a nós mesmos não conseguimos também amar ao nosso próximo. Somente quando aprendemos a amar a nós mesmos e ao nosso próximo é que estamos disponíveis para amar a Deus. Veja o versículo (1 João 4.20).

Conclusão: Muitas pessoas estão nesta situação. São indisponíveis para as pessoas e também para Deus. Mas Deus nos amou com um amor muito profundo, mesmo sem que merecêssemos apenas para nos ensinar a vencer nossos bloqueios e assim termos condições de dar e receber amor, Dele e de nossos irmãos de fé.

Perguntas para compartilhamento e reflexão sobre a lição:

  1. O que gerou imperfeição nos sentimentos humanos?
  2. Quando foi que Adão tornou-se indisponível para Deus?
  3. Quando é que estamos disponíveis para amar a Deus?
Share on facebook
Facebook
Share on whatsapp
WhatsApp

Escrito por: 

Adeneir Sousa - Pastor da Igreja Ammigo em Senador Canedo. CEO do projeto Ammigo Kids - Ministério com crianças.