A personalidade de Davi

A personalidade de Davi

 (1 Samuel 16.18)

Aprendemos com Davi que a verdadeira fé nos inspira a ser valentes e corajosos e que este é o caminho para uma vida vitoriosa.

Como rei e como pessoa, Davi foi um grande exemplo. É quase impossível encontrar um cristão que não se identifique com algum ponto da história inspiradora desse grande homem de Deus. A Bíblia, antes mesmo de narrar sua trajetória, já o chama de: “homem segundo o coração de Deus”(1 Samuel 13.14), ou seja, o homem que o próprio Deus escolheu, logo após  a desastrosa escolha de Saul, baseada em princípios humanos que se atenta apenas para a aparência.  Já a escolha de Davi, foi de acordo com princípios divinos que se baseiam, principalmente no caráter e na espiritualidade do indivíduo. São várias as qualidades de Davi que nos também podemos desenvolver:

Comprometido: Percebemos que quando Samuel se dirigiu à casa de Jessé, com a Missão de escolher um novo rei para Israel, houve certa inquietação. Os demais irmãos de Davi estavam ali, à frente de Samuel, ansiosos por uma promoção. Eles visavam o melhor cargo que havia no país. Davi, no entanto, permanecia fiel ao seu compromisso de cuidar das ovelhas da família e só compareceu a presença de Saul quando o foram buscar (1 Samuel 16.11-12). Há aqui um contraste entre função e posição. Aqueles que visam o status da posição, acabam nada alcançando, mas aqueles que realizam suas funções com amor e dedicação é que chegam a altas posições. Tudo é questão de tempo.

Corajoso: Antes mesmo do duelo com Golias, Davi já tinha em seu currículo um histórico de grandes batalhas. No ofício de pastor, se viu na obrigação de enfrentar duas terríveis feras: Um leão e um urso (1 Samuel 17.34-36). Verdadeiros vencedores não surgem de um dia para o outro. Geralmente são pessoas habituadas a vencer em todas as circunstâncias. Aprendemos com Davi que nunca seremos vencedores de grandes batalhas se não aprendemos a vencer  obstáculos que todos os dias atacam nossa fé.

Ousado: No lugar de Davi, na peleja com Golias, qualquer um acharia mais fácil “sair de fininho”, afinal temos facilidade de fugir de coisas que pensamos não ser nossa obrigação. Quantas vezes já não dissemos na igreja: “Isso não é minha obrigação!” Esse é um pensamento medíocre que nem passou pela cabeça de Davi. Era ele um homem ousado, portanto, não temeu a estatura nem as habilidades do terrível inimigo. Sentiu que poderia vencer e foi para cima do gigante.

Conclusão: Quantas batalhas Já não perdemos em nossa vida por ter nos faltado a ousadia de “arregaçar as mangas” e, com a mente positiva, cheia de fé, partir para cima de tudo aquilo que nos oprime? Lembre-se: a ousadia gera o milagre. Davi sabia disto.

  1. Em que foram baseadas as escolhas de Saul e Davi?
  2. Qual era o histórico de Davi antes de enfrentar o gigante?
  3. Você já deixou de fazer algo para Deus por sentir não ser sua obrigação?
Share on facebook
Facebook
Share on whatsapp
WhatsApp

Escrito por: 

Adeneir Sousa - Pastor da Igreja Ammigo em Senador Canedo. CEO do projeto Ammigo Kids - Ministério com crianças.