Honra: Um princípio para todas as bênçãos

Honra: Um princípio para todas as bênçãos

Mateus 15.8

A honra é algo que deve estar em nós como um principio sólido. A Bíblia nos orienta honrar a Deus, nossos pais, nossos líderes e nossos irmãos e ainda, a todos que exercem autoridade sobre nós. Este é um princípio para sermos abençoados.

O que é honra: Para com as pessoas é a demonstração de respeito profundo, admiração e reconhecimento por mérito ou autoridade. Em relação a Deus é a disposição de oferecer, reverenciar ou cultuar. O Deus verdadeiro é o único digno desta honra.

Como humanos, temos por característica honrar ou desprezar, por isso, muitas vezes desprezamos o que deveria ser honrado e honramos o que não deveríamos. De uma forma ou de outra, todos temos a necessidade de sermos honrados, mas honra, assim como o amor é algo que não se exige, deve ser dado naturalmente (Lucas 6.44-45).

Não honrar ao que é devido é roubar para si o mérito. Deve ser por isto, que em Malaquias Deus afirma estar sendo roubado na negação do dízimo. Não se trata de roubo de dinheiro, mas roubo da honra que a Ele deveria ser dada através de nossos bens (Malaquias 3.8-9).

Cristo curou dez leprosos, mas somente um voltou para honrá-Lo (Lucas 17.15-18). O mérito da cura não foi dado a quem realmente a realizou. Nos comportamos da mesma forma, quando atribuímos ao nosso esforço, inteligência ou capacidade aquilo que deveria ser  oferecido a Deus para honrá-Lo.  Foi Ele quem fez o bem, mas encontramos uma forma de atribuir a honra a nós mesmos.

Temos o exemplo de Davi, que honrou a Mefibosete, buscando-o de uma terra de abandono e o colocando para comer na mesa do rei; tudo em nome da amizade que tinha com Jônatas, seu pai (2 Samuel 9.1-7). No tempo de Esther, o rei Assuero foi salvo por Mordecai. de um complô. Só tomou conhecimento do fato quando perdeu o sono e resolveu ler as crônicas do rei. Imediatamente Assuero ordenou que honrasse a Mordecai com a maior de todas as honrarias (Ester 6.1-3).

A Honra não depende do nível em que a pessoa se encontra, mas daquilo que trazemos no coração. Os Judeus esperaram anos para honrar o rei que viria em nome do Senhor, mas quando Cristo veio como um  pobre e humilde, ladeado de pescadores como assessores. Foi Ele desprezado por isto, a ponto de matá-Lo em uma cruz.

Conclusão: A honra é um princípio que está muito ligado à nossas bênçãos. Até mesmo nossos inimigos são desarmados quando honramos ao invés de combatê-los.

Perguntas para compartilhamento e reflexão sobre a lição:

1. Qual a semelhança da honra  com o amor?

2. Quando é que nos comportamos como os leprosos ingratos?

3. Porque Cristo foi desprezado pelos judeus?

Share on facebook
Facebook
Share on whatsapp
WhatsApp

Escrito por: 

Adeneir Sousa - Pastor da Igreja Ammigo em Senador Canedo. CEO do projeto Ammigo Kids - Ministério com crianças.