Deus, me liberta desta mente imediatista!

Deus, me liberta desta mente imediatista (Hebreus 6.12)

Por causa das internet, redes sociais e a própria correria imposta pelos tempos modernos, estamos dentro de uma cultura do IMEDIATISMO. Ela aponta para um comportamento ansioso, onde tudo tem que andar em alta velocidade e acontecer dentro do agora. O que vai na contra mão da Palavra de Deus (Salmo 37.7)

Há não muito tempo atrás, comíamos a fruta, muitas vezes retirada da fruteira. Mas como descascar uma laranja ou triturar uma acerola gasta muito tempo, evoluimos para os refrescos instantâneos que vinham em sachês e agora compramos sucos em caixinhas com tampas, cujo único trabalho é desrosquear.

Temos ainda os refrigerantes, consumidos em grande escala, não pelo sabor, ou por serem saudáveis, mas para atender a forma imediata como queremos todas as coisas. Neste tempo, esperar quarenta segundos para o semáforo abrir ou três minutos para que o transporte por aplicativo chegue, torna-se uma tortura.

O diabo ofereceu soluções imediatas para tentar Jesus – Depois de um período de jejum, não imediatista, como fazemos hoje, porque o de Jesus durou quarenta dias, Ele foi tentado pelo diabo no deserto. O diabo sabia que os planos de Deus eram a longo prazo, então, o que ofereceu para Jesus? Soluções rápidas: “Transforme essas pedras em pão” (Mateus 4.3) “Se és filho de Deus mostre logo, pulando do pináculo do templo e seja salvo pelos anjos” (Mateus 4.6) “Você veio para ser rei? Eu tenho um reino pronto e rápido para te dar!” (Mateus 4.8-10)

O imediatismo despreza duas coisas muito importantes para nós?

  1. A espera – Salomão nos ensinou que tudo tem um tempo determinado e há tempo determinado para todo propósito (Eclesiastes. 3.1). O homem, diferente de todos os animais é um ser que nasce totalmente dependente e precisa esperar o tempo necessário para andar, falar etc. Deus nos criou para aprender com os benefícios da espera. Enquanto esperamos amadurecemos, enquanto esperamos adquirimos paciência, enquanto esperamos compreendemos que existem coisas que valem a pena esperar. Quantas coisas aconteceram em sua vida que te fizeram perceber que valeu a pena esperar?
  • O preparo – Muitas coisas, para que tragam bom resultado precisam passar por um processo de preparação. Uma casa não se pinta sem que antes se prepare a tinta e as paredes; não se domina uma profissão sem antes passar por um período de preparação, etc. Quem vive ansioso, não consegue dar tempo ao tempo e acaba fracassando por não se preparar, por isso que há um ditado que diz que “apressado come cru”.   

Conclusão: O imediatismo atrapalha muitas áreas de nossa vida: Nossos relacionamentos, nossas finanças e nossa vida espiritual. Por viver este distúrbio, passamos a pensar que Deus tem que nos atender dentro do agora, Precisamos compreender que o Deus que nos dá o favor, também nos trata. E para nos formar, usa dois recursos que muitas vezes não compreendemos: A espera e o preparo.

1. Para onde aponta a cultura do imediatismo?

2. Cite algo que você não suporta esperar, mesmo que seja por pouco tempo.

3. Quais as duas coisas que o imediatismo despreza?

Share on facebook
Facebook
Share on whatsapp
WhatsApp

Escrito por: 

Adeneir Sousa - Pastor da Igreja Ammigo em Senador Canedo. CEO do projeto Ammigo Kids - Ministério com crianças.