A restauração de Jacó

A restauração de Jacó

Gênesis 28.10-15

Jacó foi um importante elo para que Deus cumprisse a promessa de numerosa descendência a Abraão. Embora, na primeira fase de sua vida, não tenha sido um exemplo de ser humano, mostrando a capacidade de usurpar a bênção do próprio irmão, sendo também capaz de uma “tramoia” para, com a própria mãe, enganar seu pai Isaque, percebemos que houve na vida de Jacó uma manifestação muito poderosa do agir de Deus para que a promessa fosse restaurada.

A restauração espiritual – Jacó teve uma visão de Deus quando fugia de sua terra. Ele apareceu numa escada que ia da terra até o céu e anjos de Deus desciam e subiam sobre ela, foi quando percebeu que Deus estava com ele em sua jornada e ele nunca tinha percebido (Gênesis 28.16). Quantos de nós, em momentos de aflição, nem percebemos que Deus está sempre ao nosso lado? A partir deste sonho, Jacó teve sua espiritualidade renovada e fez uma promessa importante que mudou sua história (Gênesis 28.20-22).

A restauração da prosperidade – Jacó era neto de Abraão e vinha de uma família rica, mas no momento nada possuía, até que experimentou o favor de Deus para multiplicação de seus bens. Após deixar sua família para ir morar com um tio chamado Labão, Jacó viveu dias conturbados. Primeiro, trabalhou sete anos por Raquel, mas Labão lhe deu outra filha, chamada Lia.

Teve que trabalhar mais sete anos por Raquel e, quando findou este período, teve que trabalhar mais seis anos para formar um patrimônio. O pagamento acertado seria em rebanho. Seu pagamento seria os listrados, salpicados e malhados. O favor de Deus fez com que, dali por diante, todos nascessem com estas características.

Labão não se conformou e mudou o trato: só os salpicados seriam de Jacó. A partir dali, todos nasciam salpicados. Inconformado, Labão ordenou que os de Jacó fossem os malhados e logo todos nasciam malhados. A mão de Deus fez com que Jacó se enriquecesse sobremaneira (Gênesis 31-5-9). Assim como foi com Jacó, Deus está pronto para restaurar nossa vida financeira, mas precisamos crer, mais em seu favor do que na nossa capacidade.

A restauração familiar – Deus deu uma família a Jacó e ele teve doze filhos homens que se tornaram numerosos. Mas faltava ainda uma coisa para ser restaurada: o relacionamento com seu irmão Esaú. Jacó agora era um novo homem, cheio do favor de Deus e, embora estivesse com medo, fez de tudo para poder novamente abraçar seu irmão (Gênesis 33.4).

A área dos relacionamentos é um ponto sensível onde somos testados continuamente. Para vivermos toda a prosperidade que Deus nos quer dar, precisamos compreender a necessidade da cura nos relacionamentos: familiar, conjugal, profissional ou mesmo com os irmãos de fé.

Conclusão: Assim como Jacó, também precisamos de restauração em alguma área.  Quando uma obra de arte precisa ser restaurada, quem faz o serviço é alguém que muito entende de arte.  Foi Deus quem te criou. Ele te conhece mais do que todos e só Ele tem total capacidade de restaurar tudo que está sendo perdido em sua história.

Share on facebook
Facebook
Share on whatsapp
WhatsApp

Escrito por: 

Adeneir Sousa - Pastor da Igreja Ammigo em Senador Canedo. CEO do projeto Ammigo Kids - Ministério com crianças.