Gênesis 13.1-5
A lição de hoje fala de uma jornada em que Abrão e seu sobrinho Ló caminharam juntos. No início do texto percebemos que Deus falou com Abrão para que saísse da terra onde morava, se desvinculasse de sua parentela e caminhasse para um lugar que Ele haveria de mostrar.
É importante sabermos que assim como Abrão, Ló também era justo, (2 Pedro 2.7-8) Mas o fato da Bíblia se referir a ele como justo, não significa que era igual a Abrão. Os dois eram justos, mas viviam níveis espirituais diferentes. Em uma igreja, da mesma forma, todos são justos em Cristo, mas os níveis de maturidade, fé e espiritualidade são diferentes. Isto significa que a cada dia precisamos crescer em Cristo em amor, temor e intimidade.
Quando Abrão saiu de sua terra, a Bíblia diz que Ló foi junto. Deus não falou nada com Ló, mas ele foi junto. No meio cristão também existem muitas pessoas assim. Elas não tem ligação com Deus, não tem intimidade ou interesse algum, não compreendem o propósito de ser igreja, mas estão juntas. É importante estarmos juntos, mas cada um, em particular, precisa ter sua própria ligação com o Pai (Jeremias 33.3).
A Bíblia diz que Deus abençoou Abrão com muitos bens. Ló também se tornou um homem rico, mas na unção de Abrão. Ló e Jacó viveram a mesma condição. Refugiaram-se na sombra de homens muito ricos. A diferença é que o favor de Deus estava diretamente na vida de Jacó, e embora seu tio Labão tivesse feito de tudo para impedir sua prosperidade ele se enriqueceu cada vez mais (Gênesis 31.41-42). Quanto a Ló, sua prosperidade veio por tabela.
Saiba que o favor de Deus está disponível a todos os justos. Você não precisa correr atrás de homens para prosperar, só precisa confiar na providencia e favor de Deus.
Chegou o dia da separação. A Bíblia diz que a terra já não comportava os dois o que ocasionou em muitas contendas entre os pastores de Abrão e Ló. Abrão deu total liberdade para que Ló escolhesse o lado para o qual queria seguir.
De um lado havia deserto e pedras, do outro estavam as campinas de Sodoma e Gomorra, terra fresca, fértil e com água abundante. Ló confiou no que estava vendo e escolheu a melhor parte. Abrão, porém preferiu confiar no favor de Deus (2 Coríntios 5.7).
Conclusão: No fim, toda terra foi dada por Deus a Abrão. (Gênesis 13-4-15) Ló acabou caindo em muitas armadilhas: escolheu mudar para a cidade de Sodoma, foi assaltado e teve que recorrer a Abrão que o salvou do opressor. Contudo, preferiu voltar novamente para Sodoma. A cidade logo foi destruída, sua esposa virou uma estatua de sal e o final de sua vida foi somente ruinas. Não podemos confiar apenas no fato de sermos justificados, precisamos fugir do mal e do pecado todos os dias e desenvolver nossa vida com Deus. É comprovado que há uma diferença entre o que serve a Deus e o que não serve (Malaquias 3.18).
Perguntas para compartilhamento e reflexão sobre a lição:
- Qual a diferença entre Ló e Abrão se eram os dois justos?
- Você sabe explicar a diferença da prosperidade de Ló e Jacó?
- Em quê Ló confiou quando escolheu o lado para o qual seguiria?